PAULISTA > Notícias > Saúde do Paulista capacita profissionais para ampliar atendimento de HIV e Sífilis

Saúde | 05/11/2015

Para descentralizar a realização de testes de HIV e Sífilis e ampliar o atendimento a pessoas que moram no Paulista, a Prefeitura deu início na manhã desta quinta-feira (05.11) a uma capacitação com enfermeiros que trabalham em unidades de saúde da rede municipal. O objetivo é qualificar os profissionais para atuarem diretamente com o paciente nos centros médicos. A ação, que acontece no auditório da Secretaria de Saúde da cidade, seguirá até a tarde desta sexta-feira (06.11). O treinamento é coordenado pelo Departamento de Controle e Prevenção de DSTs/Aids do município.

Uma equipe formada por biomédicos, enfermeiros e multiplicadores está transmitindo orientações aos funcionários sobre como as doenças atacam o organismo de uma pessoa. Além disso, os técnicos capacitam os profissionais para realizarem os testes rápidos nas unidades de saúde e aconselhar pessoas que forem diagnosticadas com as doenças. A qualificação é promovida com o objetivo de aumentar a detecção precoce de possíveis casos das enfermidades. O serviço será estendido posteriormente a todos os postos da cidade.

O biomédico do Centro de Endemias e Análises Médicas do Paulista (Ceamp), Félix Mota, destacou o ganho trazido aos moradores da cidade com a ampliação do serviço. “Com esta capacitação, a gente passa a metodologia mais avançada sobre como realizar os exames e levar mais informações para as pessoas sobre as doenças”, explicou.