AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 29/12/2025 - Educação
0:00
SEEPA realiza posse dos Conselhos Escolares da Rede Municipal para o biênio 2025–2027

Por Antonio Assis


A Secretaria de Educação e Esportes do Paulista (SEEPA), por meio da Gerência de Gestão Escolar, promoveu novas cerimônias de posse dos Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino para o biênio 2025–2027. As solenidades ocorreram entre os dias 22 e 29 de dezembro, em diferentes unidades de ensino do município, com representantes das categorias de professores, pais, estudantes, funcionários e comunidade, fortalecendo a participação coletiva na gestão escolar.


Na segunda-feira (22), tomaram posse os novos conselheiros das escolas Poetisa Cecília Meireles, no bairro do Fragoso; Abelardo Sales, em Jaguaribe; e Manoel Gonçalves, em Maranguape I. Já nesta segunda (29), as cerimônias aconteceram nas escolas Agamenon Magalhães, também no Fragoso, e Tancredo Neves, em Jardim Paulista Baixo.


Para a gestora da Escola Abelardo Sales, Denise Souza, a atuação do Conselho Escolar é fundamental para o fortalecimento da gestão participativa. “A presença ativa da comunidade no conselho contribui para decisões mais transparentes e alinhadas às necessidades da escola, refletindo diretamente na qualidade do ensino”, destacou.


Eleita presidente do Conselho Escolar da Escola Agamenon Magalhães, a professora Ana Clésia ressaltou a importância do colegiado no cotidiano escolar. “O Conselho Escolar é uma das funções primordiais da escola, pois permite o poder de decisão coletiva, o diálogo entre os segmentos e o fortalecimento das melhorias necessárias para o bom funcionamento da unidade”, afirmou.


Representando a categoria Comunidade da Escola Tancredo Neves, a conselheira Paola Neri destacou a relação entre escola e território. “A escola e a comunidade caminham juntas na educação das crianças. Essa integração é essencial, porque a comunidade faz parte da escola e a escola faz parte da comunidade”, pontuou.


Já a gestora da Escola Poetisa Cecília Meireles, Joelma Albuquerque, enfatizou o caráter coletivo do conselho. “A participação de pais, estudantes e profissionais fortalece o sentimento de pertencimento e corresponsabilidade e o Conselho Escolar é um espaço de escuta e diálogo”, afirmou.


A eleição e posse dos conselheiros seguem as diretrizes da Lei Municipal nº 4.521/2015, que regulamenta o funcionamento dos Conselhos Escolares no município. A iniciativa consolida a gestão democrática ao ampliar a participação da comunidade escolar nas decisões pedagógicas, administrativas e financeiras das unidades de ensino.

Imagens Relacionadas