Por Renata Luna
A Secretaria de Saúde do Paulista apresentou um balanço das principais entregas e ações realizadas ao longo de 2025, reforçando o compromisso da gestão municipal com a ampliação do acesso, a qualificação da rede assistencial e o fortalecimento das políticas públicas de saúde no município.
Entre os destaques está a requalificação total da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alexandre Ramos de Santana, antiga USF Aurora, que passou por melhorias estruturais para oferecer mais conforto e melhores condições de atendimento à população. Também foram requalificados o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), em Maranguape I, ampliando a assistência às pessoas que vivem com HIV, ISTs e hepatites virais.
A rede de urgência e especialidades também recebeu investimentos importantes, como a Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no Centro, que segue com a requalificação em andamento e passou a contar com novos serviços. A unidade sediou um mutirão de endoscopia, além da implantação do serviço de urgência odontológica 24 horas, que realizou 2.020 atendimentos até o mês de novembro. Ainda na área odontológica, foi reativado o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), na Policlínica Hélio Inácio, em Jardim Paulista Baixo, e implantado um plantão odontológico voltado para pessoas em situação de rua e também para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na PTG.
A saúde mental ganhou reforço com a reforma e entrega do novo endereço do Centro de Atenção Psicossocial Infantil Menino Jesus (CAPSI) Menino Jesus, no bairro do Janga, além da realização de um mutirão de saúde mental, com ações nas unidades de saúde, CAPS, praças e atividades direcionadas a públicos específicos, como pessoas em situação de rua e crianças com TEA, além de campanhas como o Setembro Amarelo.
Na Atenção Básica, o município lançou o Programa Saúde Mais Perto de Você, que leva serviços diretamente à população, especialmente em áreas descobertas de assistência básica. A iniciativa oferece consultas médicas (clínico geral, ginecologia e cardiologia), atendimento odontológico, citologia (prevenção), vacinação.
Desde a implantação do programa, já foram realizados mais de 400 atendimentos em 16 bairros do município. Além disso, a gestão municipal promoveu a requalificação de unidades básicas de saúde e realizou a contratação de novos especialistas, ampliando a resolutividade dos atendimentos e fortalecendo a oferta de serviços à população.
As ações de imunização tiveram papel de destaque ao longo do ano, reforçando a estratégia do município de ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde. Entre as iniciativas, foi implantado um polo de vacinação no Paulista North Way Shopping, além da realização do Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que resultou na aplicação de 5.085 doses. Outro marco do período foi a capacitação presencial promovida pela Pfizer sobre a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), voltada aos profissionais da rede municipal de Saúde, contribuindo para a qualificação técnica das equipes e o aprimoramento do atendimento à população.
O município também avançou de forma expressiva na campanha de vacinação antirrábica, alcançando a marca de 31.671 animais imunizados até o mês de dezembro, fortalecendo as ações de vigilância em saúde e prevenção de zoonoses.
Na área da saúde da mulher, ganharam centralidade as ações estruturantes voltadas ao rastreamento do câncer de mama. O município intensificou a Ação Móvel de Mamografia, com a realização de 29 ações em diferentes bairros, ampliando o acesso ao exame e fortalecendo a política de prevenção. As iniciativas contaram ainda com a atuação da Carreta da Mulher e com atividades integradas às campanhas do Setembro Amarelo e do Outubro Rosa, promovendo conscientização, cuidado e diagnóstico precoce.
Ao longo do período, foram ofertados 4.720 exames de mamografia por meio dos programas Amigo do Peito e Carreta da Mulher Pernambucana, entre os meses de fevereiro e o início de dezembro. Outro avanço relevante foi a ampliação da faixa etária atendida, contemplando mulheres de 40 a 49 anos, o que contribui para a detecção precoce da doença e o fortalecimento da atenção integral à saúde da mulher no município.
As ações voltadas para a saúde do homem alcançaram um avanço significativo com a consolidação do Serviço de Saúde do Homem no município. O programa oferta atendimentos regulares na Policlínica Hélio Inácio, localizada em Jardim Paulista, funcionando semanalmente às quintas-feiras e quinzenalmente às terças-feiras, no horário das 17h às 21h.
A estrutura assistencial contempla atendimento multiprofissional, com psicólogo, clínico geral e nutricionista, sendo ampliada em 2025 com a inclusão de um geriatra e de mais um profissional de psicologia, além dos serviços de enfermagem, sala de vacinas e oferta de testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C.
O cuidado com a saúde bucal também foi fortalecido com a distribuição de 3.800 kits de higiene bucal em escolas e ações no município, além do atendimento odontológico especializado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que já contabiliza 158 pacientes atendidos ou em tratamento até o fim de novembro.
O município tem avançado na estruturação da sua rede de cuidados voltada às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições relacionadas ao neurodesenvolvimento. A construção do Protocolo de Acesso à Rede de Atenção Especializada para Crianças com TEA vem sendo respaldada por dados provenientes dos diversos setores da gestão pública, evidenciando a complexidade da demanda e a necessidade de respostas articuladas.
A Secretaria de Saúde investiu na capacitação permanente dos profissionais, com destaque para o treinamento dos agentes comunitários de saúde para o acolhimento de crianças com TEA e a capacitação M-CHAT, voltada aos profissionais da Atenção Básica para identificação precoce do transtorno.
O Transporte Social da Secretaria de Saúde garante acesso gratuito e seguro aos serviços de saúde, especialmente para pacientes com dificuldades de locomoção ou em situação de vulnerabilidade social. Operado pela Superintendência de Transporte da Saúde, o serviço conta com frota composta por carros de passeio e ambulâncias, atendendo usuários com consultas, exames e tratamentos agendados em diversas unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife.
Entre janeiro e setembro de 2025, o serviço realizou 5.810 atendimentos, com apoio de 11 veículos. O volume de atendimentos cresceu ao longo do ano, passando de 1.765 no 1º trimestre para 1.902, no 2º e 2.143, no 3º trimestre, com destaque para 770 atendimentos no mês de setembro.
O conjunto de ações da gestão municipal reflete o esforço contínuo para oferecer, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), uma rede de cuidado aos munícipes de Paulista, com atendimento humanizado, no qual o cuidado com o outro e a resolutividade são prioridades.
De acordo com a secretária de Saúde do Paulista, Sônia Arruda, a atual gestão encontrou um cenário que precisava ser revisto com urgência para que a saúde do município voltasse a oferecer atendimento com qualidade à população. Diante desse cenário, segundo a gestora, a atual administração deu início a um processo de reestruturação do sistema.
“O trabalho desenvolvido tem sido sustentado por uma equipe técnica comprometida e engajada, que conta com o apoio direto do prefeito Severino Ramos para viabilizar as mudanças necessárias. A expectativa da gestão municipal é avançar, em 2026, em projetos que não puderam ser concluídos ao longo de 2025, seja pelo curto espaço de tempo ou pelo elevado grau de deterioração encontrado na rede municipal”.
Entre as principais propostas previstas para 2026, Sônia Arruda elencou a implantação de novas unidades de saúde, além da continuidade do processo de requalificação das unidades já existentes, dando seguimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão municipal e o fortalecimento da atenção básica, além da inauguração da Clínica da Mulher, da UPA das Praias, de uma policlínica e a possibilidade de implantação de um centro de reabilitação.
“Os indicadores de saúde já começam a apresentar avanços, reconhecimento, o que tem sido percebido inclusive fora do município. Os resultados são fruto de um esforço coletivo e de uma gestão comprometida com a população, com foco em um atendimento mais humanizado”, finalizou.
Fotos: Divulgação / SEI