Por Cecília Souza
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, participa da 25ª edição dos Jogos Solidários da Pessoa Idosa, promovido pelo Governo de Pernambuco. A iniciativa envolve idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira (22), no Clube das Pás, no bairro do Campo Grande, no Recife, com uma programação marcada por música ao vivo e doação de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Os Jogos contarão com quatro encontros ao longo do mês. O primeiro marcou a abertura oficial; o segundo acontece nesta terça-feira (23), com uma caminhada; e o terceiro e quarto encontros serão realizados na próxima segunda-feira (29) e terça-feira (30), com jogos escolhidos pelos próprios participantes.
Para participar da edição deste ano, foi necessário ter 60 anos ou mais e estar inscrito em algum CRAS ou Centro de Convivência do município. Ao todo, nove cidades participam do circuito: Paulista, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Carpina, Paudalho, Lagoa do Carro, Moreno e Buenos Aires.
A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Viviane Figueirôa, destacou o impacto do evento na rotina dos idosos. “Esse é um momento de autonomia e leveza, de sair de casa, desopilar e vivenciar a dança. Eles estão muito felizes e colocando em prática os passos que aprenderam nas oficinas que ofertamos nos CRAS”, afirmou.
O secretário executivo de Esportes do Governo do Estado, Fabiano Souza, ressaltou a importância da iniciativa para combater estigmas sobre o envelhecimento. “A pessoa idosa é tão cidadã quanto qualquer outra. Se existem eventos esportivos para outras faixas etárias, por que não para os idosos? Queremos romper com essa invisibilização”, declarou.
A coordenadora da Unidade Pedagógica do Centro Esportivo Santos Dumont, Rosângela de Andrade, reforçou o protagonismo dos participantes na construção do evento. “O planejamento é coletivo. Eles escolhem as atividades, os temas das palestras e das oficinas. São os grandes protagonistas dessa programação”, explicou.
Segundo Rosângela, as reuniões de construção começaram em abril e seguiram mensalmente. “O tema deste ano, ‘Pernambuco Meu País’, foi definido com eles. O evento reúne esporte, cultura, educação e, acima de tudo, cidadania”, completou.
Além da programação realizada na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Governo do Estado também desenvolve essa iniciativa em Petrolina, ampliando o alcance do projeto e atendendo associações de grupos da pessoa idosa no Sertão.
Fotos: Juan Marvin / SEI