Por Wagner Santos
O espírito natalino marcou a tarde do último sábado (20), durante a realização do Natal do Achado Especial, na Praça dos Lenhadores, no bairro do Nobre, em Paulista. O evento reuniu crianças com deficiência, familiares, voluntários e representantes do poder público em um momento de confraternização, inclusão e fortalecimento das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência.
A programação contou com apresentações teatrais que retrataram o nascimento de Jesus, coral infantil formado por crianças com deficiência, além de um coral de pais responsáveis e voluntários do projeto Achado Especial. Também houve momentos de interação, lazer e celebração, proporcionando às crianças a vivência plena do significado do Natal.
Presente no evento, a secretária de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, Amanda Rodrigues, destacou a importância da aproximação do poder público com a sociedade civil. Segundo ela, ações como essa fortalecem o cuidado e a construção de políticas públicas mais efetivas.
“É muito importante estarmos próximos da sociedade civil, especialmente em um momento fraterno como este, que convida à reflexão e dá às crianças a oportunidade de se divertirem e vivenciarem uma data tão especial. Seguiremos fortalecendo a construção de uma política pública que funcione de verdade e esteja próxima das pessoas”, afirmou.
Além das apresentações culturais, o evento ofereceu brinquedos, pula-pula, algodão-doce, pipoca, distribuição de sopa, pizzas, cupcakes, brindes e diversas atividades recreativas, promovendo não apenas lazer, mas também a troca de experiências entre as famílias presentes.
O superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pyrrho, ressaltou o caráter simbólico e social da iniciativa. “É um momento primordial, onde unimos sentimentos, histórias, superações e desafios para, juntos, construirmos soluções e caminhos de valorização para todas as pessoas, respeitando suas especificidades e os diferentes níveis de suporte do espectro autista, aproximando cada vez mais a política pública da sociedade”, destacou.
Também participaram do evento a chefe de gabinete Aline, a diretora da Pessoa com Deficiência Maria Eduarda Lucena, o assessor de Direitos Humanos, Anselmo Cavalcanti, além de representantes da Superintendência de Direitos Humanos.