Por Wagner Santos
A Prefeitura do Paulista realizou, na noite desta sexta-feira (19), uma blitz educativa integrada do Programa Recomeço, com ações em diversos bairros do município, abrangendo praças públicas, áreas comerciais e bares. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as políticas públicas de prevenção ao uso de drogas, proteção da infância e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o secretário executivo de Políticas sobre Drogas, Cícero Delhany, a blitz educativa faz parte de um conjunto de ações permanentes do Programa Recomeço, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude. “A blitz educativa é um pacote de ações que segue recomendação do Ministério Público, com foco na prevenção, na orientação e no fortalecimento da rede de proteção social do município”, destacou.
A ação ocorreu entre 19h30 e 0h, com atuação em locais estratégicos, passando pelos bairros de Jardim Paulista, Centro, Maranguape I, além de pontos comerciais na Orla do Janga e Forte de Pau Amarelo.
A blitz contou com a participação integrada de diversos órgãos e secretarias municipais, além da Polícia Militar. A Secretaria de Saúde atuou por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), do Consultório na Rua e da Vigilância Sanitária. A Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil participou através da Guarda Civil Municipal e dos Agentes de Trânsito, garantindo a segurança e o ordenamento da ação.
A Secretaria de Assuntos Jurídicos esteve presente por meio do Procon Paulista, realizando orientações legais. O Conselho Tutelar também integrou a operação, assegurando a proteção integral de crianças e adolescentes.
Durante a blitz, as equipes realizaram abordagens educativas e preventivas, com orientações à população sobre os serviços disponíveis na rede municipal, como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) Dona Aderita e as vagas para acolhimento institucional. Também houve a entrega de panfletos informativos sobre o Programa Recomeço, reforçando as ações de conscientização e redução de danos relacionados ao uso de substâncias lícitas e ilícitas.
Além disso, bares e estabelecimentos comerciais foram orientados e notificados de forma educativa, conforme recomendação do Ministério Público, quanto ao cumprimento da legislação vigente, especialmente no que se refere à proibição da venda de bebidas alcoólicas e outras substâncias para menores de idade.
Fotos: Juan Marvin / SEI