AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 19/12/2025 - Direitos Humanos/Cidadania
0:00
Paulista participa da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília


Por Wagner Santos


A Prefeitura do Paulista participou da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (6ª CONADIPI), realizada entre os dias 16 e 19 de dezembro de 2025, em Brasília (DF). O evento teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação” e reuniu representantes de todo o país para o debate e a construção de políticas públicas voltadas à população idosa.


O município esteve representado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Diretoria da Pessoa com Deficiência e da Pessoa Idosa, vinculada à Superintendência de Direitos Humanos. A participação reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas públicas destinadas à pessoa idosa, de forma transversal e intersetorial, visando a prevenção e o enfrentamento de violências e violações de direitos, além da promoção da dignidade e valorização da maior idade.


Durante a conferência, foram discutidas propostas e diretrizes que contribuirão para o aprimoramento das ações em âmbito nacional, estadual e municipal, fortalecendo a participação social e a garantia dos direitos da pessoa idosa em suas múltiplas realidades culturais e sociais.


De acordo com o diretor da Pessoa Idosa, Joel Ferreira, o momento foi fundamental para dar visibilidade às demandas do município. “Estou participando desta etapa nacional representando o município do Paulista e trazendo todas as demandas que se referem à pessoa idosa, visto que é necessário ter um olhar especial para este público, sobretudo na garantia da dignidade, da valorização e no fortalecimento das políticas que atendem cada um em suas especificidades”, destacou.


A gestão municipal vem desenvolvendo ações que promovem o protagonismo e o empoderamento da pessoa idosa, a exemplo do Baile da Pessoa Idosa, do Arraiá da Pessoa Idosa e da Feira do Artesão 60+, iniciativas que fortalecem a inclusão social, o respeito e a participação ativa desse público na vida comunitária.


Joel Ferreira também ressaltou o compromisso permanente com os direitos humanos. “Reafirmamos o compromisso da Diretoria da Pessoa Idosa com a formulação de ações e trabalhos de conscientização que geram impacto na sociedade, para que o respeito esteja acima de qualquer coisa”, concluiu.

Imagens Relacionadas