Por Wagner Santos
Um incêndio em área de vegetação, registrado há cerca de quatro dias, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, com o apoio da Prefeitura do Paulista, no bairro de Maranguape I. O serviço foi concluído nesta quarta-feira (17), com a atuação de quatro viaturas do Corpo de Bombeiros, com 10 bombeiros militares e seis profissionais da equipe da Defesa Civil do município.
O sinistro ocorreu em um terreno privado, localizado nas proximidades de condomínios residenciais, próximo à Rua Maria Emília Boeckmann, o que acendeu o alerta para os riscos à população local. O trabalho para conter as chamas também contou com o proprietário do terreno, que deslocou uma retroescavadeira para reforçar as ações no local.
De acordo com o secretário de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil do Paulista, Ricardo Medeiros, o incêndio teve início há quatro dias e apresenta características complexas, por se desenvolver na raiz das árvores e se espalhar pelo subsolo. Na última terça-feira (16), a Secretaria foi acionada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco para prestar apoio à ocorrência.
Na ocasião, a Prefeitura do Paulista enviou uma retroescavadeira para auxiliar no trabalho de reviramento do solo, etapa fundamental para o combate ao fogo subterrâneo. Segundo o secretário, esse tipo de incêndio pode formar bolsões com acúmulo de gás, provocados por combustão espontânea ou por ação humana, o que dificulta o controle das chamas e favorece a propagação do fogo pelas raízes das árvores.
As ações de apoio incluíram o trabalho de rescaldo, com envio de água e atuação conjunta das equipes da Defesa Civil, além do suporte de máquinas pesadas para revolver o solo e eliminar focos remanescentes.
Fotos: Wagner Santos / SEI