Por Wagner Santos
A reentronização da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres foi celebrada na tarde desta terça-feira (16), na Praça Agamenon Magalhães, no Centro de Paulista, reunindo fiéis, moradores, visitantes, representantes da Igreja, secretários municipais, servidores da gestão e vereadores. A solenidade religiosa marcou oficialmente o retorno da imagem da padroeira ao espaço público, após o processo de restauração e a requalificação da praça.
A celebração teve início com a oração do Pai-Nosso, seguida pelo hino de Nossa Senhora dos Prazeres. Ao longo da cerimônia, foram realizados momentos de louvor, leituras bíblicas, pregações, leitura de poesia, agradecimentos e, ao final, a bênção solene da imagem da padroeira da cidade.
Representando o prefeito Severino Ramos, a secretária de Desenvolvimento Social, Amanda Rodrigues, destacou a importância da requalificação da Praça Agamenon Magalhães e a valorização do espaço em frente à Igreja Matriz. “A praça ficou digna do que Paulista merece. Hoje, a igreja tem uma praça bonita à sua frente, e agora tudo se completa com a imagem da santa”, afirmou. A secretária também agradeceu ao secretário de Desenvolvimento Urbano, Paulo Marenga, à equipe técnica envolvida, à construtora responsável pela obra e à Igreja.
Amanda Rodrigues ainda parabenizou o trabalho de restauração da imagem, realizado pelo diácono Genival Lima, que também foi o responsável pela confecção original da escultura. “Eu estava observando como a imagem ficou perfeita. Parabéns ao diácono Genival Lima, que confeccionou a imagem anos atrás e agora realizou esse restauro com tanto cuidado”, destacou.
O secretário de Desenvolvimento Urbano do Paulista, Paulo Marenga, ressaltou que o projeto teve como foco devolver à população um espaço público que valorizasse a igreja e sua centralidade histórica. Segundo ele, a praça voltou a ser ocupada pela população em diferentes horários do dia. “Hoje a gente fecha mais um pedaço desse ciclo. As pessoas se apropriaram da praça, fazem fotos, sentam, convivem. E com a reentronização de Nossa Senhora dos Prazeres, esse ciclo se completa”, afirmou.
Durante a solenidade, o pároco da Matriz de Santa Isabel, padre Douglas Severo, conduziu o rito de bênção da imagem e destacou a devoção histórica de Paulista à sua padroeira. “Nossa Senhora dos Prazeres é mais do que uma imagem: é sinal de fé, proteção e intercessão para esta cidade, que há mais de quatro séculos é consagrada a ela”, declarou. O sacerdote também ressaltou o cuidado com o projeto urbanístico e com o restauro, que devolveu à imagem suas características originais.
A cerimônia contou ainda com agradecimentos especiais à Flávia Cunha, que apadrinhou a restauração da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, possibilitando a recuperação da escultura, e à Prefeitura do Paulista pelo apoio institucional. Ao final, a imagem foi solenemente abençoada, marcando seu retorno definitivo à Praça Agamenon Magalhães como símbolo de fé, devoção e identidade cultural do município.
Fotos: João Gonçalves / SEI