Por Wagner Santos
O Projeto Altos Papos, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal da Prefeitura do Paulista, participou, na tarde desta segunda-feira (15), do II Fórum de Partilha da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizado em Jaboatão dos Guararapes. A participação ocorreu após convite oficial da Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes à Guarda Civil Municipal da Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil do Paulista.
Durante o evento, o projeto apresentou a peça teatral “Voltando a Viver”, que utiliza uma abordagem lúdica e educativa para tratar de temas como cidadania, segurança pública, saúde, bem-estar e, sobretudo, a importância da educação como ferramenta de transformação social. A encenação dialogou diretamente com o público da EJA, formado por jovens, adultos e idosos que retomaram os estudos.
A peça conta a história de um homem em situação de vulnerabilidade social que, ao longo da apresentação, compartilha sua trajetória de superação por meio da educação. O personagem evidencia como o acesso ao estudo possibilitou mudanças significativas em sua vida pessoal, social e profissional, culminando na aprovação em concurso público e atuação como guarda civil municipal.
Segundo Emerson Santana, guarda civil municipal e coordenador do Projeto Altos Papos, a participação no fórum foi uma oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido em Paulista a outros municípios da Região Metropolitana. “Foi muito positivo para a gente mostrar o nosso trabalho lúdico e educativo, que dialoga diretamente com o público da Educação de Jovens e Adultos e reforça a importância do estudo na transformação de vidas”, destacou.
A iniciativa foi bem recebida por gestores, professores e profissionais da educação presentes no evento, que reconheceram a contribuição do projeto para o fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas à EJA. A apresentação também gerou identificação e emoção entre os estudantes, ao retratar realidades comuns ao público adulto que retorna à sala de aula em busca de melhores condições de vida e cidadania.
A formadora regional da Metropolitana Sul, Edilene Rocha, ressaltou que o projeto está alinhado às políticas públicas federais voltadas à Educação de Jovens e Adultos e idosos, destacando o impacto da apresentação ao estimular a reflexão, a esperança e o resgate do direito à educação e à cidadania. “O projeto trouxe uma mensagem de estímulo e esperança, mostrando que é possível transformar a realidade através do estudo”, afirmou.
A participação no II Fórum de Partilha da EJA reforça o reconhecimento do Projeto Altos Papos como uma iniciativa que ultrapassa os limites do município do Paulista, sendo convidada a contribuir em outros territórios com ações educativas, preventivas e de promoção da cidadania, com o apoio da Secretaria de Segurança Cidadã e Mobilidade e do comando da Guarda Civil Municipal.
O evento reuniu autoridades e profissionais da educação de municípios da Gerência Regional de Educação (GRE) Sul, como Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe, e foi realizado no Auditório da Faculdade Afya, localizado no estacionamento do Palácio da Batalha, sede da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.
Fotos: Juan Marvin / SEI