AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 12/12/2025 - Saúde
0:00
‘Pit Stop Vermelho – Quebrando Barreiras, Vencendo Estigmas e Preconceitos’ marca conjunto de iniciativas promovidas pela Prefeitura do Paulista em parceria com a Articulação AIDS em Pernambuco


Por Cátia Oliveira

Com foco no diagnóstico precoce e no enfrentamento ao estigma e ao preconceito relacionados ao HIV/AIDS e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, na tarde desta sexta-feira (12), o Pit Stop Vermelho – Quebrando Barreiras, Vencendo Estigmas e Preconceitos. A ação integra as atividades do Dezembro Vermelho e contou com a parceria da Articulação AIDS em Pernambuco, reforçando a importância da informação e da garantia de direitos para pessoas que vivem com HIV/AIDS.


O 'Pit Stop' ocorreu em frente ao North Way Shopping, no Centro da cidade, durante o fechamento do semáforo, abordando motoristas, passageiros e pedestres. Na ocasião, foram distribuídos materiais educativos, preservativos e oferecidas orientações sobre a temática. A iniciativa também contou com o apoio do CTA Itinerante (Centro de Testagem e Aconselhamento), que disponibilizou testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites virais no estacionamento do shopping.


Presente na atividade, a coordenadora da Política Municipal de HIV, AIDS, sífilis e hepatites virais, Milena Ribeiro, área vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde, ressaltou a importância do diagnóstico precoce para um tratamento mais efetivo.


“É importante que tenhamos momentos como o Dezembro Vermelho, de intensificação da prevenção, do diagnóstico precoce e da realização de um tratamento oportuno em relação às ISTs, HIV e AIDS. Hoje, contamos com tecnologias avançadas e tratamentos eficazes que garantem qualidade de vida. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais cedo o tratamento é iniciado e mais rapidamente a pessoa se torna indetectável, o que significa que não transmite mais o vírus”, explicou.


Beth Amorim, representante da Articulação AIDS em Pernambuco e educadora do Grupo Cactus Gênero e Comunicação, destacou que a iniciativa fortalece o diálogo direto com a população e promove educação em saúde de forma acessível, especialmente em um tema ainda cercado de estigmas.


“Consideramos essa parceria muito importante e realizamos ações como essa há cerca de 15 anos. Após um período de dificuldades enfrentadas por diversos movimentos, estamos retomando as ações educativas de rua e o diálogo mais próximo com o Serviço de Atendimento Especializado e o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA). Já realizamos um Pit Stop no Recife e, nos dias 16 e 17, promoveremos, em parceria com a Prefeitura, uma roda de conversa sobre o estigma e o preconceito gerados pela desinformação sobre o HIV/AIDS”, relatou.


Para a autônoma Ana Paula Galvão do Nascimento, de 47 anos, que esteve no shopping acompanhada da filha, Sara Galvão, de 20, a ação foi uma oportunidade de reforçar os cuidados com a saúde. “Vim por vontade de cuidar da saúde, que para mim é prioridade. Muitas vezes não temos condições financeiras de pagar por exames e nem sempre é fácil conseguir vagas. Quando vi o ônibus do CTA, chamei logo minha filha para fazermos os testes. Achei maravilhoso”, afirmou.


Fotos: João Gonçalves


Imagens Relacionadas