Por Adilson Oliveira
Para assegurar a garantia de direitos civis e acesso à cidadania às pessoas em situação de rua, a Secretaria de Saúde do Paulista iniciou, nesta quarta-feira (10), uma busca ativa no município. A iniciativa, conduzida pela equipe do Consultório na Rua, tem como objetivo garantir direitos civis, ampliar o acesso à cidadania e avaliar as condições de saúde desse público. O trabalho começou pela Rua Sebastião Amaral, no bairro de Pau Amarelo.
Durante a abordagem inicial, os profissionais atenderam três pessoas sendo duas do sexo feminino e um do masculino. O homem não possuía sequer a Certidão de Nascimento, enquanto as duas mulheres necessitavam da emissão da Carteira de Identidade. Ambas passaram por exames laboratoriais para avaliação de saúde.
A emissão dos documentos será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, que integra a estratégia intersetorial da ação.
A busca ativa seguirá para outras áreas do município, incluindo os bairros do Centro e de Paratibe, reforçando o compromisso da gestão municipal com a garantia de direitos e a atenção integral à população em situação de rua.