AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 10/12/2025 - Saúde
0:00
Paulista inicia Semana de Enfrentamento às Arboviroses com ações educativas e mobilização comunitária

Por Adilson Oliveira


Com uma programação pautada em ações educativas e mobilização comunitária, a Secretaria de Saúde do Paulista deu início, nesta quarta-feira (10), à Semana de Enfrentamento às Arboviroses. A abertura ocorreu na Faculdade FASUP, no bairro do Janga, reunindo profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde e equipes das áreas técnicas do município. A iniciativa contempla atividades educativas, mobilização social e ações de campo voltadas ao combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

No primeiro dia da programação, Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) participaram de uma transmissão virtual conduzida por representantes da Secretaria Estadual de Saúde. Durante a capacitação, foram abordados temas como as atribuições específicas de cada categoria, práticas de manejo ambiental, visitas domiciliares, eliminação de criadouros e atualização sobre manejo clínico, com ênfase na identificação precoce de sinais de alarme. A formação reforçou a importância do trabalho integrado entre ACEs e ACSs para fortalecer as estratégias de prevenção e controle das arboviroses no município.

As ações seguem nesta quinta-feira (11), quando as unidades de saúde realizarão atividades de mobilização por meio da Sala de Espera Educativa. Os usuários serão orientados sobre prevenção da dengue, zika e chikungunya, identificação de sinais de alerta, fluxo de atendimento e medidas simples para eliminar focos do mosquito dentro de casa fortalecendo o vínculo entre comunidade e equipes de saúde.

O encerramento da Semana de Enfrentamento ocorre na sexta-feira (12), às 9h, com uma grande ação de saúde na Praça Cantor Augusto Cézar, conhecida como Praça das Quatro Torres, no Janga. No local, haverá orientações individuais, atividades de educação em saúde, distribuição de materiais informativos e eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti. 

“A capacitação dos nossos profissionais é essencial para conter o mosquito. Mas o resultado depende muito do engajamento da população. Por isso, nunca é demais ressaltar que recipientes com água limpa e parada devem ser mantidos tampados, garrafas viradas para baixo, calhas limpas e o ambiente sempre bem cuidado para impedir a proliferação do vetor”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde, Sílvia Vasco.

A ação contará com a participação das equipes das unidades de saúde da Enseadinha, Janga, Pau Amarelo, Nossa Senhora da Conceição e Maria Farinha.



Fotos: Cortesia

Imagens Relacionadas