Por Adilson Oliveira
Com o objetivo de garantir direitos civis e acesso à cidadania para pessoas em situação de rua, a Secretaria de Saúde do Paulista inicia, nesta quarta-feira (10), às 9h, uma ação de busca ativa no município. A iniciativa, conduzida pela equipe do Consultório na Rua, permitirá a emissão de certidões de nascimento e demais documentos essenciais ao público atendido. O trabalho começará pelos bairros do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha. A atividade ocorrerá nas quartas-feiras, pela manhã.
Os profissionais envolvidos na ação, irão cadastrar as mulheres e os homens em situação de rua e identificar quais documentos eles necessitam.
Após essa etapa, os dados serão catalogados e repassados à Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude, que ficará com a missão de emitir a documentação de cada pessoa.
"A nossa equipe do Consultório na Rua também levantará informações acerca dos usuários que poderão receber benefícios sociais", destacou a coordenadora do programa, Ana Maria Carvalho.
A busca ativa também vai percorrer os bairros do Centro e Paratibe para cadastrar as pessoas que vivem nas ruas.
Foto: Cortesia