Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Estudantes do Paulista são alvo de campanha contra Hanseníase e verminoses

Educação | 29/09/2015

Estudantes do Paulista são alvo de campanha contra Hanseníase e verminoses

Compartilhe esta notícia:

Cerca de seis mil alunos da rede municipal do Paulista estão sendo alvo de uma campanha de combate à hanseníase e verminoses. A ação teve início nesta terça-feira (29.09) e segue por todo mês de outubro visitando as unidades de ensino do município vinculadas ao Programa Saúde nas Escolas. A primeira parada do trabalho foi a Escola Municipal Heinz Hering, em Jardim Paulista Alto, onde 277 alunos foram atendidos e medicados pelo clínico geral e a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

 

Antes da deflagração da busca ativa nas escolas, os alunos assistiram a uma palestra sobre os tipos de verminoses e esclarecimentos acerca da hanseníase. Além disso, foram distribuídas fichas de autoimagem na qual os pais dos alunos apontaram em qual parte do corpo os filhos apresentem manchas. A partir dessas informações, os especialistas fazem exames e os casos suspeitos são encaminhados à unidade de saúde mais próxima da residência para acompanhamento médico. Além da prevenção à hanseníase, os estudantes também receberam dose única de Albendazol, medicamento que ajuda a prevenir o aparecimento das verminoses.

 

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde nas Escolas, Juliana Silva, vinculada à Secretaria de Saúde do Paulista, o trabalho de detecção e combate dessas doenças traz benefícios para o desenvolvimento motor e psíquico dos estudantes, gerando um melhor ambiente escolar. “É importante para a saúde dessas crianças e jovens que os pais façam parte de trabalho e que levem ao posto de saúde para que o tratamento tenha prosseguimento”, ressaltou.

 

O Programa Saúde nas Escolas é uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde e visa oferecer diversos tipos de serviços que garantam o bem-estar e melhor desenvolvimento aos estudantes. Já a campanha de busca ativa de casos de hanseníase e combate às verminoses é uma iniciativa nacional e que existe há três anos no Paulista.

 

HANSENÍASE – Em 2014, a Vigilância Epidemiológica do Paulista registrou 54 casos da doença, sendo nove em crianças menores de 15 anos. Este ano, até agora, 47 novos registros foram feitos, sendo quatro nesta mesma faixa etária. Para combater a hanseníase, a Secretaria de Saúde do Município orienta que qualquer pessoa, independente da idade, deva procurar a unidade de saúde mais próxima de casa em caso de aparecimento de manchas brancas e sem sensibilidade.

 


Imagens:

Compartilhe: