Por Cátia Oliveira
Com foco na prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata, no mês que marca as campanhas de prevenção do Novembro Azul, as Unidades de Saúde da Família USF Arthur Lundgren II Alto e Artur Lundgren II Baixo realizaram, nesta quarta-feira (26), na sede da USF Artur Lundgren II Baixo, uma ação em saúde voltada exclusivamente para o público masculino, com oferta de diversos serviços da saúde, como ampliação de consultas médicas, aulão da academia da cidade, além de torneio de dominó com destinação de brindes aos vencedores.
A iniciativa da Secretaria de Saúde do Paulista, ofereceu, por meio de demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento, 30 atendimentos médicos na parte da manhã e 30 na parte da tarde. Durante todo o mês de novembro as ações de saúde voltadas à prevenção do câncer de próstata seguem em diversas unidades da rede municipal.
Logo no início da manhã, um aulão do Programa Academia da Cidade movimentou cerca de 60 participantes. Durante a ação foram oferecidos, além de atendimentos médicos, testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites, bem como disponibilizadas cotas para realização do PSA, (Antígeno Prostático Específico), exame de sangue utilizado para avaliar a saúde da próstata.
O público masculino também teve acesso à aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação, atualização do cartão SUS, bem como auriculoterapia, massagem e ventosaterapia realizadas pelas Equipes Multiprofissionais em Saúde, do SUS, e-Mult. Os participantes também contaram com palestra sobre “Cuidar da Saúde do Homem”.
Para a gerente da USF, Jaqueline Sales, a iniciativa é uma oportunidade de incentivar o público masculino a buscar um maior cuidado com a saúde. “É importante chamar os homens para se cuidar pois trabalham muito e acabam deixando a saúde de lado. Boa parte deles são pais de família que não têm tempo de olhar para si e praticar esse autocuidado. Então essas ações, com ampliação de serviços e atendimentos, são de grande relevância para trazê-los ao posto de saúde e incentivá-los a se cuidar”, ressaltou.
O agricultor Raimundo Leite de Alencar, de 72 anos, morador do bairro do Janga, que soube da ação através da TV, elogiou a iniciativa e aproveitou a ocasião para realizar um check-up médico geral. “Vi na televisão, logo cedo, que estava acontecendo essa campanha do Novembro Azul. Aí, vim pra cá fazer o exame de próstata e aproveitar para um check-up geral. Quis também ver como estava minha glicose, aferir a pressão e tentar fazer auriculoterapia. Achei muito legal essa ação e muito importante porque durante a semana, muitas vezes, é difícil conseguir ficha. Acho que deveria ter mais ações assim”, afirmou.
O motorista aposentado Ronaldo Luiz Ferreira, de 66 anos, que já realiza tratamento na próstata, destacou a relevância da campanha para quem busca atendimento. “Minha irmã me avisou dessa ação que viu pela TV. É a primeira vez que venho em uma campanha como essas e estou achando ótimo. Já faço tratamento de próstata há 8 anos. Acabei de me consultar e aproveitei alguns serviços como teste de glicose, auriculoterapia e aferi minha pressão, que está um pouco alta. Vou fazer agora o PSA, a partir do resultado, acho que já posso ser encaminhado para os tratamentos que forem necessários”, relatou.
A médica da família Laís Silva de La Bianca destacou a amplitude da ação que consegue captar, além de diagnósticos precoces de câncer de próstata, outras patologias. “Para a gente é super importante um “Novembro Azul", pois além de captar os homens em relação à prevenção e diagnóstico por causa do câncer de próstata, também nos ajuda a trazê-los ao posto de saúde, pois muitos têm uma resistência grande em vir ao médico. E aí, quando eles chegam, conseguimos captar outras doenças, entre elas hipertensão, diabetes, bem como sinais de transtornos mentais como ansiedade generalizada. Por isso, a importância de procurar as unidades de saúde para cuidar do bem estar e da saúde em geral”, explicou.
Fotos: Juan Marvin