Por Antonio Assis
A Gerência da Educação Especial e Inclusiva (GEEI), da Secretaria de Educação e Esportes do Paulista, promoveu, nesta terça-feira (18), a Formação Imersiva 2025, reunindo professores que atuam no atendimento aos estudantes com deficiência e transtorno do neurodesenvolvimento na rede municipal. O encontro, marcado por momentos de acolhimento, reflexão e integração, também apresentou dados preliminares da rede e reforçou o compromisso com um trabalho pedagógico cada vez mais qualificado.
Logo na chegada, os participantes foram recebidos com uma atividade especial de fotografia e confraternização. Segundo a equipe organizadora, a proposta foi criar um clima de celebração e pertencimento.
Durante a apresentação, intercalada com apresentação musical, a equipe da gerência compartilhou dados preliminares do Censo Escolar referentes aos estudantes atendidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Atualmente, cerca de 10% de toda a rede municipal é composta por estudantes com deficiência e transtornos do desenvolvimento, aproximadamente 2.486 estudantes, sendo 1.700 com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Os professores são responsáveis pela elaboração do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), documento obrigatório e individualizado que orienta todo o trabalho pedagógico com cada estudante. O plano envolve entrevistas com a família, identificação de barreiras, definição de estratégias de acessibilidade, uso de tecnologias assistivas e orientações para professores da sala regular, apoios e famílias.
A manhã também contou com um momento de sensibilidade e reflexão. Foi exibido um áudio inspirado no texto “Quem Sou?”, de Rubem Alves, seguido de uma dinâmica conduzida pela equipe. O objetivo foi reforçar a importância de olhar para o outro com empatia e reconhecer a beleza da humanidade em cada estudante atendido.
Outro destaque foi a dinâmica do “Segredo Musical”, em que os participantes adivinhavam músicas a partir de imagens exibidas. A atividade gerou integração e diversão entre os professores. Cada polo da rede também contribuiu com doações, arroz, feijão e outros alimentos que serão destinados à instituição escolhida pelo polo vencedor da dinâmica.
De acordo com a Gerente do GEEI, Bernadete Brandão, a formação foi avaliada de maneira muito positiva pelos professores presentes, que ressaltaram a qualidade da programação e o impacto no trabalho cotidiano.
“Eu achei maravilhoso. No final, muitas pessoas vieram dizer que nunca tinham participado de uma formação tão boa durante o ano. Foi um trabalho feito em equipe, e tudo isso só aconteceu porque todos colaboraram”, afirmou Bernadete.
A professora Anaclécia Góes, da Escola Agamenon Magalhães, localizada no bairro do Fragoso, destacou o caráter formativo e esclarecedor do encontro. “Foi um momento muito rico, atravessado de aprendizados. Pude tirar dúvidas sobre o meu trabalho e me senti fortalecida. A gerência tem contribuído muito para nós, professores do AEE, e para as crianças que tanto precisam do acompanhamento especializado”, concluiu.
Fotos: João Gonçalves/SEI