Por Antonio Assis
Na última sexta-feira(14), estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Professora Neide Aparecida, localizada na comunidade de Mumbeca I, participaram, de uma atividade cultural na 11ª Feira de Literatura do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento, que este ano teve como tema “Territórios Interculturais da Leitura”, reuniu múltiplas expressões artísticas que celebram identidade, memória e diversidade.
A visita foi acompanhada pela professora Givaneide Roque e aconteceu a convite da docente da UFPE, Maria Marcelino. Logo na chegada, os alunos foram recebidos por um ambiente visualmente marcante, com murais, cores e referências educativas que ressaltavam o papel social da leitura.
Durante a programação, a turma conheceu uma exposição composta por obras que exploram ancestralidades africanas. Telas e esculturas instigaram reflexões sobre cultura, pertencimento e representatividade. Outro momento de destaque foi o contato com elementos da cultura indígena Xukuru, do município de Pesqueira-PE. Em uma roda de conversa, lideranças do povo compartilharam tradições, histórias e saberes, proporcionando aos estudantes uma experiência significativa sobre a diversidade dos povos originários.
A programação também incluiu uma contação de histórias que apresentou releituras de contos tradicionais, trazendo novos olhares sobre narrativas populares e estimulando a imaginação dos jovens participantes. A atividade prendeu a atenção da turma, que se envolveu com cada detalhe da performance.
Além disso, os estudantes circularam pelos diversos ambientes da feira, interagiram com obras, exploraram material literário e registraram impressões em livros de visitação, tornando o aprendizado ainda mais completo.
A participação dos alunos da Mumbeca I reforça a importância de integrar a escola a ações culturais que dialogam com diferentes realidades e ampliam horizontes. A experiência proporcionada pela UFPE contribuiu para fortalecer o interesse pela leitura, o respeito às diversidades culturais e o protagonismo estudantil.