Por Wagner Santos
Colorindo ruas, levando sorrisos e garantindo direitos: assim a Caravana da Alegria chegou ao fim de sua primeira edição, após percorrer diversos bairros do Paulista e contabilizar mais de mil atendimentos entre serviços de cidadania para adultos e atividades recreativas para crianças. O encerramento aconteceu nesta quinta-feira (30), em Arthur Lundgren II, com uma programação marcada por música, brincadeiras e ações sociais.
Promovido pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, o projeto visitou comunidades como Engenho Maranguape, Tururu, Maranguape II e Paratibe. Em cada parada, famílias puderam acessar serviços como emissão de RG, cadastro e atualização no CadÚnico, além da confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). As crianças também tiveram momentos de lazer e convivência com apresentações culturais e esportivas.
Moradora de Arthur Lundgren II, Vanessa Cristiane da Silva, de 38 anos, levou os filhos para aproveitar as atividades e aproveitou para tirar dúvidas sobre o CadÚnico. “Foi um dia muito bom para todo mundo aqui. Enquanto as crianças brincavam, eu consegui tirar minhas dúvidas e saber como atualizar meu cadastro. Nem sempre a gente tem tempo de ir até o CRAS, então quando a Prefeitura vem até a comunidade facilita demais pra gente”, contou.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Amanda Rodrigues, a Caravana da Alegria simboliza um novo modelo de atuação da gestão, que busca estar cada vez mais próxima da população. “Nosso objetivo é manter a secretaria junto à população, criando estratégias e planejamento para continuar esse trabalho. O CRAS Itinerante é isso: levar a secretaria para junto da comunidade, para junto das pessoas. Esse é o nosso propósito”, destacou Amanda.
O projeto foi desenvolvido ao longo de todo o mês de outubro e reuniu profissionais da rede socioassistencial do município, com apoio de equipes técnicas e de comunicação. O balanço positivo das ações reforça o impacto da iniciativa na promoção da cidadania e no fortalecimento dos laços entre o poder público e as comunidades.
Com o encerramento em Arthur Lundgren II, a Caravana da Alegria finaliza sua primeira edição com resultados expressivos e a expectativa de novas etapas em 2026, ampliando ainda mais o acesso da população paulistense às políticas públicas e aos espaços de convivência social.
Fotos: Juan Marvin / SEI