Por Antonio Assis
Na manhã desta segunda-feira (3), das 8h às 12h, o auditório da Secretaria de Educação e Esportes do Paulista será palco do Seminário do Projeto “Cuidar de quem Cuida”, reunindo gestores e funcionários das escolas municipais que participam da iniciativa. O encontro marca o encerramento do projeto-piloto, desenvolvido pela Coordenação de Articulação Comunitária e Interlocução Escolar, vinculada à Gerência de Articulação Comunitária.
O “Cuidar de quem Cuida” foi realizado em 13 escolas da Rede Municipal, com a participação de merendeiras, porteiros, ASGs, servidores administrativos, estagiários, apoios pedagógicos, professores readaptados e equipes gestoras. O objetivo central foi criar um espaço de escuta ativa, acolhimento e práticas reflexivas, reconhecendo a importância desses profissionais que, com dedicação diária, contribuem para uma educação mais humana, empática e transformadora.
Durante o seminário, os participantes poderão compartilhar experiências, dialogar sobre os desafios do cotidiano escolar e reforçar a importância do cuidado mútuo dentro da comunidade educativa. As atividades foram conduzidas de forma participativa, promovendo momentos de integração, reflexão e valorização do trabalho coletivo.
As unidades participantes do projeto foram: Cemedi Irmã Linda, Cemedi Nossa Prata, Cemedi Miriam Veiga, Escola Conceição da Paz, Escola Heinz Hering, Escola Ariano Suassuna, Escola Marcílio Dias, Escola Governador Carlos Wilson, Escola Frederico Lundgren, Escola Edna Marinho, Escola João Fonseca, Escola Agamenon Magalhães e Escola Firmino da Veiga.
A equipe organizadora destacou que o projeto representa um passo importante no fortalecimento dos vínculos dentro da Rede Municipal de Ensino.
“Cuidar de quem cuida é essencial para fortalecer o sentimento de pertencimento e o bem-estar de todos que fazem a Educação do Paulista. Esse é um espaço de valorização e reconhecimento do trabalho de cada profissional”, ressaltou a Coordenação de Articulação Comunitária e Interlocução Escolar.
O sucesso da experiência nas escolas participantes abre caminho para que a iniciativa seja ampliada para outras unidades, consolidando uma cultura de cuidado e empatia como pilares da educação municipal.