Por Wagner Santos
A Prefeitura do Paulista deu início ao recadastramento dos servidores públicos municipais ativos, conforme estabelece o Decreto nº 075/2025 e o Edital nº 01/2025. A medida tem como objetivo atualizar a base de dados da administração pública, aprimorar o controle das informações funcionais e garantir mais transparência e eficiência na gestão de pessoal.
De acordo com o decreto, o recadastramento é obrigatório para todos os servidores efetivos, estáveis, ativos e cedidos que recebam transferências do Tesouro Municipal ou dos Fundos Municipais. A iniciativa permitirá identificar e validar dados cadastrais, funcionais e documentais, como perfil profissional, local de lotação e enquadramento funcional.
O processo funcionará mediante agendamento online, realizado exclusivamente através do site https://recadastramento.paulista.pe.gov.br. Após o agendamento, os servidores deverão comparecer presencialmente ao local indicado, conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria de Administração.
O horário de atendimento será das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30, nos seguintes períodos e locais:
06 a 07 de novembro – Todas as secretarias (exceto Saúde e Educação)
Local: Secretaria de Administração (SECAD) – Rua Dr. Demócrito de Souza Filho, 26, Nobre.
10 a 12 de novembro – Todas as secretarias (exceto Saúde e Educação)
Local: Centro Administrativo (Auditório da Secretaria de Saúde) – Av. Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I.
13 a 14 de novembro – Todas as secretarias (exceto Saúde e Educação)
Local: Secretaria de Administração (SECAD) – Rua Dr. Demócrito de Souza Filho, 26, Nobre.
17 a 25 de novembro – Secretaria de Saúde
Local: Centro Administrativo (Auditório da Secretaria de Saúde) – Av. Geraldo Pinho Alves, 222, Maranguape I.
28 de novembro a 09 de dezembro – Secretaria de Educação
Local: Auditório da Secretaria de Educação – Av. Marechal Floriano Peixoto, 90, Centro.
10 a 12 de dezembro – Retardatários(as)
Local: Secretaria de Administração (SECAD) – Rua Dr. Demócrito de Souza Filho, 26, Nobre.
Durante o atendimento, será obrigatória a apresentação de documentos originais, como CPF, RG, Carteira de Trabalho (física ou digital), Título de Eleitor, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de escolaridade, entre outros previstos no decreto. Também será realizada a coleta da biometria facial, com o objetivo de garantir maior segurança na identificação e validação dos vínculos funcionais.
O Decreto nº 075/2025 também institui a Comissão Municipal de Recadastramento, responsável por coordenar e fiscalizar o processo, além de elaborar relatórios e cruzamentos de dados a serem entregues à Secretaria de Administração.
De acordo com o secretário de Administração, Edvaldo Santos, o recadastramento é uma ação estratégica para o fortalecimento da gestão municipal. “Esse processo vai permitir que o município realize uma auditoria na folha de pagamento e mantenha os dados funcionais sempre atualizados. É uma iniciativa que reforça a transparência e traz mais segurança às informações”, destacou o gestor.
Foi publicada também uma lista de servidores dispensados do recadastramento, contemplando aqueles que estiverem de férias no período do procedimento ou no período em que vigorar suas licenças. Conforme o edital, estes servidores deverão realizar o recadastramento imediatamente após o término do afastamento,
A Prefeitura alerta que o não recadastramento dentro do prazo estabelecido implicará na suspensão do salário, exceto para os casos devidamente justificados e dispensados pela administração.
Para dúvidas e esclarecimentos, a Secretaria de Administração disponibiliza o e-mail exclusivo recadastramento@paulista.pe.gov.br. O edital completo com todas as orientações sobre prazos, locais e documentação necessária está disponível nos canais oficiais da Prefeitura do Paulista.