AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 24/10/2025 - Direitos Humanos/Cidadania
0:00
Ação de Cidadania e Saúde leva serviços gratuitos à comunidade de Maranguape II

Por Wagner Santos


Um dia de cuidado e acolhimento marcou esta sexta-feira (24) em Maranguape II. O Templo de Ifá Ofún Mejí abriu suas portas para receber mais uma edição do projeto Àṣẹ Porã: Cidadania & Saúde nos Terreiros 2025, promovido pela Prefeitura do Paulista, que levou uma série de atendimentos gratuitos à população local.


Moradores da comunidade tiveram acesso a atendimentos médicos e odontológicos, vacinação, aferição de pressão, auriculoterapia, coleta de citologia, vacinação de animais domésticos, além de serviços de cidadania como CadÚnico, VEM Livre Acesso e carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A iniciativa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde.


O superintendente de Direitos Humanos, Kleber Pyrrho, destacou que o projeto tem como foco aproximar o poder público das comunidades, levando dignidade e informação. “A gestão pública, por meio da Superintendência de Direitos Humanos e da Diretoria de Igualdade Racial, vem promovendo periodicamente essas ações para desmistificar preconceitos e combater o racismo religioso, mas, acima de tudo, para garantir cidadania. Direitos Humanos é escuta, é apoio, é levar os serviços para onde o povo está. É fazer com que a gestão saia das quatro paredes e esteja junto das pessoas”, ressaltou.


A líder do Templo de Ifá Ofún Mejí, Iyanifa Tawede, também celebrou a realização da ação em sua comunidade. “Essa iniciativa representa reparação histórica e cuidado. A gestão enxergar o nosso espaço como um território de acolhimento e cidadania é muito importante. Aqui a gente cuida, acolhe e promove saúde, independente de religião. É um dia de alegria para todos que vivem e acreditam na força da comunidade”, afirmou.


Entre os participantes, a moradora Dayse Maria Ferreira dos Santos, 47 anos, dona de casa, falou sobre o sentimento de gratidão em participar da ação. “Estou muito feliz com esse momento. Ver tantos serviços sendo oferecidos aqui, tão perto da gente, é uma alegria. Todo mundo está satisfeito e sentindo que a comunidade está sendo valorizada”, contou.


Já Marlova Lopes Galvão de Lima Mate, 46 anos, chefe de cozinha e ativista, destacou o caráter transformador do projeto. “Essa ação simboliza libertação. Mostra que o poder público entende que o lugar dele é na comunidade. Como mulher negra e indígena, ver essa aproximação é motivo de orgulho. O nome desse dia, pra mim, é revolução. Estamos sendo libertos pela verdade e pela presença de quem olha pra nós com sensibilidade e respeito”, declarou.


O projeto Àṣẹ Porã: Cidadania & Saúde nos Terreiros é uma iniciativa contínua da Prefeitura do Paulista, que utiliza espaços comunitários e culturais como pontos de encontro para facilitar o acesso da população aos serviços públicos. A ação reafirma o compromisso da gestão em promover inclusão social e garantir direitos com dignidade.

Imagens Relacionadas