AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista Transparência
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 14/10/2025 - Educação
0:00
Em Paulista, Projeto transforma escolas e postos de saúde em espaços de leitura

Com o objetivo de estimular o hábito da leitura entre crianças e jovens da rede municipal, o Projeto Leitura na Esquina vem levando livros e histórias para escolas públicas e postos de saúde de Paulista. Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, o projeto promoverá uma troca de livros e contação de histórias na Escola Comendador Arthur Lundgren, em Paratibe, no dia 17 de outubro, às 15h.


A iniciativa leva uma biblioteca móvel a escolas públicas e pontos de leitura instalados em postos de saúde do município, onde os livros da biblioteca móvel são levados até as escolas, para que os alunos façam as leituras e escolham quais títulos devem ser encaminhados para os postos de saúde. Em datas combinadas, o acervo é trocado, garantindo a circulação das obras e ampliando o acesso à leitura tanto entre os estudantes quanto aos que frequentam os postos.


Idealizado pelo educador Gláucio Ramos, o projeto surgiu em 2017, diante da constatação da falta de bibliotecas escolares na cidade. “Na época, tínhamos 57 escolas e apenas 13 bibliotecas. Então, peguei recursos próprios, mandei fazer o trailer e organizei uma campanha de doação de livros pela internet. Comecei com mil exemplares, visitando as escolas, emprestando livros e contando histórias”, relembra Gláucio.


O Leitura na Esquina já criou oito salas de leitura em escolas sem biblioteca e diversos pontos de leitura em postos de saúde. A iniciativa também abriga outras ações, como o Leitura Solidária, em que estimula os alunos a lerem para idosos, e o Concurso de Poesia, que divulga os melhores textos escritos por estudantes em 500 ônibus da Região Metropolitana do Recife.


Atualmente, o projeto conta com o apoio da Prefeitura do Paulista e atua em parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde. “Obtivemos apoio para a nova identidade visual do trailer e seguimos com o trabalho conjunto para ampliar o acesso à leitura em diferentes espaços da cidade”, destacou Gláucio Ramos.

Imagens Relacionadas