Por Cátia Oliveira
No mês que marca a campanha que alerta para a prevenção do câncer de mama, o ‘Outubro Rosa’, a Prefeitura Municipal do Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (2), mais uma ação de saúde com a oferta gratuita de exames de mamografia na unidade móvel itinerante estacionada em frente à Unidade Básica de Saúde da Família (UBS) Alexandre Ramos de Santana, localizada no bairro da Aurora, reinaugurada na sexta-feira (26).
A iniciativa, promovida por meio Coordenação de Saúde da Mulher, foca no diagnóstico precoce do câncer de mama e integra as políticas de prevenção e cuidado à saúde da mulher, a partir de atendimentos de mamografia, em diferentes bairros do município ao longo do mês.
No bairro da Aurora, em frente à UBS Alexandre Ramos de Santana, o público feminino contou com 40 atendimentos realizados pela manhã e mais 40 na parte da tarde, com adesão da nova faixa-etária de público definida pelo Ministério da Saúde. A nova medida oferece mamografia por rastreamento para mulheres a partir dos 40 até 49 anos, antes restrito à faixa etária de 50 a 69 anos. As novas diretrizes do Governo Federal também estenderam a faixa etária para 74 anos de acordo com comorbidades e expectativa de vida.
Para a comerciante do ramo de vestuário, Edjane Melo, de 42 anos, moradora do bairro de Jardim Paulista, a iniciativa chegou de maneira muito benéfica, em meio a uma agenda corrida de trabalho. “Achei extremamente importante a realização desses atendimentos, pois é uma ação preventiva e também um fator de descoberta de algo que as pessoas talvez não estejam sequer atentas para o que está acontecendo no seu corpo. E trazer esse serviço de mamografia para perto, já cobrindo mulheres a partir dos 40 anos, é algo muito benéfico. Quando passei de carro e vi o mamógrafo em frente ao posto de saúde, abri a loja aqui no centro de Paulista e corri para fazer o exame e retornar ao trabalho”, contou.
Quem também celebrou a iniciativa foi a técnica de enfermagem, Suzycleyde Santana Teixeira, de 42 anos, moradora do bairro da Aurora. “Ainda não tinha visto o mamógrafo por aqui, então, achei uma oportunidade tremenda poder realizar esse exame na comunidade, principalmente agora que foi ampliado para a nossa faixa-etária. E ter a possibilidade de correr atrás de cuidados e da prevenção é muito importante para nos auxiliar em caso de algum fator negativo. Para mim, poder contar com essa base de apoio, aqui no município, é fundamental, principalmente para quem já tem um histórico familiar”, ressaltou.
Diagnóstico precoce
De acordo com a médica da família, Sara Zózimo, a mamografia é o principal exame de rastreio contra o câncer de mama e um diagnóstico precoce traz com ele possibilidades exitosas de tratamento e cura. “O diagnóstico precoce traz muitos benefícios, pois conseguindo detectar o câncer ainda na fase inicial, a paciente tem uma melhor adesão ao tratamento, possibilitando muitas vezes, a realização de procedimentos menos agressivos e mais eficazes. Por isso, a importância da realização do exame de mamografia, um dos principais aliados nesse rastreio contra o câncer de mama. E com a ampliação da faixa-etária para a realização da mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a saúde pública dá mais um importante passo em direção a um tratamento mais efetivo da doença”, pontuou.
Conforme Alice Amaro, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, com a nova diretriz do Governo Federal, mulheres entre 40 e 49 anos passam a ter o direito de realizar a mamografia de rastreamento pelo SUS, sem depender apenas de solicitação médica em casos suspeitos.
“A mudança nesta nova faixa etária tem uma grande importância porque possibilita diagnóstico precoce, maior chance de cura e proteção da vida das mulheres. No Brasil, há uma proporção significativa de casos de câncer de mama diagnosticados em mulheres mais jovens (antes dos 50 anos). Desse modo, oferecendo exames alinhados à diretriz da realidade epidemiológica do país, o município contribui para uma melhor qualidade de vida da população”, destacou a gestora.
Fotos: SEI
Capa: Cátia Oliveira