Na manhã desta terça-feira (30), o Terreiro Ilè Axè Oyà Tungì, localizado no bairro do Fragoso, recebeu o Programa Àṣẹ Porã: Cidadania & Saúde nos Terreiros. A iniciativa, que acontece uma vez a cada mês, tem como objetivo fortalecer o papel social dos povos tradicionais de terreiro e reconhecer esses espaços como territórios de cuidado, acolhimento e organização comunitária.
Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde, a ação ofereceu diversos serviços à população. Quem foi ao local, foi beneficiado com aferição de pressão arterial, vacinação humana e antirrábica, atualização do CadÚnico, emissão do formulário do VEM Livre Acesso para pessoas com deficiência, cadastramento da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e atendimentos na área de Direitos Humanos.
Segundo o diretor de Igualdade Racial, André Luiz, a presença do programa nos terreiros vai além do acesso à cidadania. “A promoção desses serviços também é um veículo para desconstruir preconceitos que ainda existem na nossa sociedade. A procura tem sido significativa, tanto pelos serviços da secretaria de Desenvolvimento Social quanto da Saúde, justamente porque muitas pessoas ainda têm receio de buscar atendimento fora desses espaços, por conta da discriminação”, explicou.
O responsável pelo Terreiro, Paulo Henrique, ressaltou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento da comunidade. “Essa é uma ação muito importante para a gente. Quem é do candomblé, quem vive no terreiro, enfrenta muito preconceito. É uma luta diária conquistar direitos básicos para a comunidade. Por isso, receber esses serviços aqui é uma honra, mas também um ato de cuidado com o nosso povo”, afirmou.
Fotos: Renato Ramo / SEI