Por Renata Luna
Os moradores de Chã da Mangabeira, comunidade, que fica numa área limite entre Paulista e Olinda, foi contemplada com uma ação de cidadania e serviços de saúde, na manhã desta quinta-feira (18).
Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde do Paulista, a ação aconteceu na Casa de Acolhimento Lar Maná e contou com atendimentos como vacinação, mamografia, aferição de pressão arterial, auriculoterapia, atualização do CadÚnico, solicitação do VEM Livre Acesso, emissão da CIPTEA e encaminhamentos para benefícios eventuais.
Na ocasião, também foi realizada uma palestra sobre valorização da vida, ministrada pelo psicólogo e coordenador da Saúde do Homem do município, Eduardo Jorge.
A aposentada Givanilda Maria da Silva, 52 anos, moradora da região, aproveitou a oportunidade para realizar a mamografia. “Vim aqui para fazer mamografia e aproveitar todos os outros serviços de saúde que puderem me beneficiar. Estou achando muito bom, maravilhoso. Da outra vez que o Amigo do Peito esteve por aqui, lá em cima, eu perdi a oportunidade, não consegui fazer. Mas agora, graças a Deus, estou aqui”, comemorou.
Já a dona de casa Jaciana Maria, 36 anos, participou pela primeira vez de uma sessão de auriculoterapia. “Estou gostando muito. Estou aproveitando para cuidar um pouco de mim. E daqui a pouco ainda vou dar entrada no meu RG”, contou.
"Estou super animada e feliz com essa ação. Trabalho aqui há sete anos e nunca vi nada parecido. Até então, a gestão pública nunca tinha olhado com atenção para essa comunidade. O Lar Maná é um acolhimento, mas acaba absorvendo muitas demandas da população local, que é muito carente de serviços”, disse a coordenadora da Casa de Acolhimento Lar Maná, Joana Vilar.
Kleber Pirro, Superintendente de Direitos Humanos, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, destacou a importância da iniciativa. "O objetivo de trazermos a ação de cidadania e saúde para esta comunidade, no Lar Maná, é justamente facilitar o acesso aos serviços, desburocratizar processos e aproximar a gestão pública dos cidadãos paulistenses, ou seja, buscamos garantir que a população tenha acesso pleno aos seus direitos", explicou Kleber.
“Essa ação tem como objetivo trazer saúde e cidadania para a comunidade de Chã da Mangabeira, atendendo a uma demanda importante dos moradores. Por isso, unimos esforços para trazer esses atendimentos até aqui. É uma iniciativa que representa um grande avanço para a comunidade, promovendo inclusão, cuidado e acesso a direitos básicos”, concluiu a coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente, Patrícia Verônica.
Fotos: Renato Ramo