O Terreiro Axé Talabi, Patrimônio Vivo de Pernambuco, recebe gratuitamente, neste fim de semana, os encontros “Entrei nas matas da Jurema” e “Festival gastronômico Encantaria dos Sabores Afroindígenas: a mesa sagrada da Jurema” na sexta (19) e sábado (20), na rua Orobó, 257, Paratibe - Paulista. As ações tem o objetivo de valorizar às Mulheres e a Gastronomia da Jurema Sagrada, preservada em Pernambuco, enfatizando a importância da presença feminina no culto ao longo de sua história e no cenário atual.
As programações incluem vivências, rodas de diálogo, mostras gastronômicas e apresentações culturais com a participação de sacerdotisas de Terreiros de Jurema. Os projetos são realizados pelo Núcleo de Mídia, Comunicação e Tecnologia Social, em parceria com o Terreiro Axé Talabi e incentivo da Política Nacional Aldir Blanc, no município de Paulista.
A programação começa na sexta-feira com o encontro “Entrei nas matas da Jurema”, que traz o tema “A força ancestral das mulheres na Jurema Sagrada”, propondo uma imersão nas tradições culturais afro-indígenas, celebrando a Jurema Sagrada como símbolo de resistência da identidade cultural pernambucana e da cidade de Paulista.
As vivências e debates com Juremeiras valorizam a história e memória das mulheres na Jurema Sagrada, abordando a sua presença como elemento fundamental na continuidade das tradições ao longo da história e debatendo o atual panorama. A intenção é promover uma abordagem interativa que valorize a oralidade e as práticas culturais dos Povos de Terreiro como parte do patrimônio imaterial.
As mestras e mestres envolvidos e o público, irão experienciar momentos de trocas, musicalidade e culinária que interagem com suas relações com a Mãe Natureza, criando um espaço onde saberes tradicionais são compartilhados entre gerações.
Mais abaixo você confere a programação completa dos encontros.
No sábado, dia 20 de Setembro, a partir das 16h, as atividades terão continuidade com o “Festival gastronômico Encantaria dos Sabores Afroindígenas: a mesa sagrada da Jurema”. A iniciativa promove a gastronomia afro-indígena como cultura, que expressa valores civilizatórios, fatores sociais, estéticos e culturais dos povos tradicionais de matriz afro-indígena.
Na programação do Festival, mostra e degustação de pratos sagrados da Jurema, vivências em gastronomia e apresentação cultural. O Biju, o Piracaia (peixe assado na folha da bananeira) e o Pirão de Chambaril são alguns dos pratos que vão estar na mostra gastronômica.
As atividades serão protagonizadas por mestras e mestres juremeiros, sacerdotes detentores do legado negrindígena e irão abordar modos, fazeres, sabores, cores, cheiros, formas e histórias dos alimentos oferendados aos encantados da Jurema Sagrada, que é, naturalmente, um reduto de fundamental significado para a sobrevivência da cozinha brasileira.
Na comunidade de Paratibe, onde o Terreiro está sediado, foi centro do Quilombo do Catucá, sendo marcado por uma história de luta e fortalecimento identitário dos povos afro-indígenas.
Iniciativas como esta fortalecem o território de Paratibe (aldeia/quilombo urbano) como centro estratégico de preservação da cultura negríndigena do município de Paulista, cujo patrimônio intangível tem sido resguardado há mais de trinta e cinco anos pelo terreiro Axé Talabi.
A programação foi construída a partir da culinária preservada na tradição da Jurema Sagrada do Rei Salomão, salvaguardada na referida comunidade, a partir da qual são transmitidos saberes, que compõem o patrimônio cultural dos Povos Originários, atuando diretamente para preservação e continuidade de práticas ancestrais em um território historicamente ocupado pela população indígena e quilombola.
Confira a programação completa:
Sexta-feira, 19 de Setembro:
16h – Abertura das vivência de conhecimentos ancestrais – com a Juremeira Mãe Lú da Cabocla Jacira (Terreiro Axé Talabi);
16h30 – Vivência “Histórias e Memórias Encantadas” com a Juremeira Mãe Jadna da Cabocla Assuanã (Centro Espírita Catarina D’angola);
17h – Vivência “Mãe Natureza e Território” com a Juremeira Mãe Cristina da Cabocla Jacira (Terreiro Obalaganju Axé Omolomin.)
17h30 – Vivência “Os Encantos das Águas” com a Juremeira Mãe Deglês da Cabocla Janaina (Terreiro Axé Talabi);
18h00 – Vivência “Caça mais pra Dividir: Segurança Alimentar e Partilha Comunitária” com a Juremeira Omiyalê da Cabocla Yara (Terreiro do Córrego do Ouro);
18h30 – Apresentação Cultural: Cantos Sagrados da Jurema com Ingrid Oliveira @jurema_voz;
19h00 – Mostra gastronômica e feira de economia solidária.
Sábado, 20 de Setembro:
- Comidas de caboclos: os sabores encantados das matas, com mestras e mestres da gastronomia da Jurema Sagrada;
- Na mesa farta dos mestres: saberes, sabores e memórias da Jurema, com mestras e mestres da Jurema sagrada.
- Apresentação de sete pratos que compõem a cozinha encantada da Jurema;
- Mostra gastronômica afro-indígena;
- Apresentação cultural: Cantos de Caboclos com as crianças da Escola Àlámojú.
SERVIÇO - “Terreiro Axé Talabí celebra a força das Mulheres e os Sabores da Jurema Sagrada de Pernambuco”
Dias: 19 e 20 de Setembro de 2025
Horário: 16h
Local: Terreiro Axé Talabi
Endereço: Rua Orobó, 257, Paratibe, Paulista-PE
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Produção: (81) 98791-6321 - Mãe Afine de Oxum
Imprensa: (81) 99986-8997
Instagram - https://www.instagram.com/terreiroaxetalabi/
Realização: Núcleo de Mídia, Comunicação e Tecnologia Social
Incentivo: Política Nacional Aldir Blanc – PNAB – Prefeitura Municipal de Paulista