AppBar Moderna
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

Monitora Paulista
NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 18/08/2025 - Saúde
0:00
Moradores da Mangabeira, em Paulista, recebem ação do Agosto Dourado

Por Cátia Oliveira


Gestantes, puérperas, idosos e público em geral iniciaram a manhã do sábado (16) com muita movimentação, em uma atividade em alusão ao Agosto Dourado, mês de conscientização da importância do aleitamento materno. A iniciativa aconteceu no Núcleo Espírita Lar de Maria, localizado na comunidade de Chã da Mangabeira, onde foram realizados cerca de 130 atendimentos, oferecendo variados serviços de saúde, além de roda de diálogo voltada para gestantes atendidas pelo núcleo espírita.

Na ação, promovida pela a Secretaria de Saúde do Paulista, por meio da Superintendência de Atenção Básica, os moradores da comunidade - próxima ao bairro Cidade Tabajara, área limite entre Paulista e Olinda - tiveram acesso a serviços como aferição de pressão, teste de glicose (hemoglicoteste - HGT), atualização do calendário de vacinas, além de práticas integrativas de saúde como oficina de auriculoterapia e shantala (massagem indiana relaxante para bebês), bem como massagem Tuína, voltada para promoção do bem-estar e redução das dores musculares.

A ocasião contou com a roda de diálogo "Amamentação vale ouro - é a base da vida”, voltada para as gestantes e puérperas atendidas pelo núcleo espírita, que realiza desde orientações do pré-natal à entrega de enxovais. Além do público-alvo, participaram da atividade pais, demais familiares e moradores.

Para a gerente de Território, Thaysa Mendonça, o momento trouxe oportunidades tanto para esclarecer dúvidas como estimular os cuidados com a saúde. Durante a ação, ela ressaltou que essas ações são fundamentais para poder levar esclarecimentos sobre os benefícios do aleitamento materno, abordar mitos e verdades sobre o tema, além de discutir vários cuidados voltados ao recém-nascido, puérperas e todas as pessoas envolvidas nessa dinâmica.

Conforme Thyasa, tais iniciativas também contribuem para ampliar um leque importante de prestação de serviço. “Essas ações trazem a oportunidade de abordarmos desde os cuidados voltados para a saúde mental, aos serviços ofertados pela atenção primária como aconselhamento familiar, pré natal, puericultura, fortalecendo assim, nesse processo, o vínculo crucial  entre o Agente Comunitário de Saúde (ACS), a comunidade e a unidade de saúde”, detalhou.

A gerente de território ressaltou ainda que ações fora do horário convencional, têm um importante papel no alcance da população. Ela explicou que essas ações em saúde extra muro, realizadas pela atenção primária, especialmente durante os finais de semana, são fundamentais para garantir que a população tenha acesso aos serviços de saúde, mesmo fora do horário convencional, reduzindo barreiras e melhorando a cobertura.

“São atividades que atuam na prevenção e promoção da saúde e alcançam pessoas que talvez não busquem unidades de saúde regularmente. Além disso, servem para fortalecer o vínculo entre os profissionais de saúde e a comunidade, aumentando a confiança e a adesão às práticas de saúde", destacou.

Para Thaysa, ações com este perfil demonstram a importância de uma atenção primária à saúde proativa e acessível, capaz de atender às necessidades da população de forma integral e oportuna.

Foto: Thaysa Mendonça


Imagens Relacionadas