Por Wagner Santos
A Prefeitura do Paulista, por meio de sua delegação composta por representantes de diversas áreas, teve participação de destaque na V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, realizada entre os dias 8 e 10 de setembro, em Gravatá. Com atuação firme, propositiva e estratégica, o município se destacou entre os 184 municípios pernambucanos, alcançando a posição de 7ª cidade mais relevante do estado no evento.
O evento foi promovido pelo Governo de Pernambuco, em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, reunindo lideranças e representantes de todo o estado para debater o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. A conferência reforçou a importância do diálogo social e da formulação de políticas públicas de enfrentamento ao racismo e de valorização da diversidade. Durante o evento, o município garantiu que pautas históricas e de grande relevância para a cidade fossem aprovadas e encaminhadas para a etapa nacional, que acontecerá em Brasília (DF).
O grande destaque foi a aprovação, por unanimidade, de duas moções apresentadas por Paulista. A primeira reconhece o bairro de Jaguarana, conhecido como Quilombo Urúba, assegurando a posse das terras, preservando a Mata Atlântica local e garantindo políticas afirmativas para a comunidade quilombola. A segunda reconhece o bairro de Paratibe como Quilombo de Catucá, um dos mais antigos do Brasil, com origem no século XVI, garantindo direitos territoriais e culturais para a preservação de seu patrimônio histórico.
Ambas as propostas foram selecionadas entre as prioridades que representarão Pernambuco na Conferência Nacional, reforçando a força política e cultural de Paulista. Na eleição dos delegados para a etapa nacional, o município também se destacou: Luk Ribeiro foi eleito suplente governamental; Nathalia Bringel e Lilian Paiva conquistaram vagas como titulares pela sociedade civil; e Antônio Albino e Nicolly Paiva foram eleitos suplentes.
A delegação de Paulista foi composta por Alexandre Martins (Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude), Luk Ribeiro (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), Maria das Graças (Procuradoria), Antônio Albino e Nathalia Bringel (Povos e Comunidades Tradicionais), Fabíola Ferreira (Povos Indígenas), Lilian Paiva e Nicolly Paiva (Povos Ciganos) e Rhayanne Almeida (População Negra). O grupo teve participação ativa nos debates, defendendo propostas que fortalecem a identidade, a cultura e os direitos das comunidades tradicionais do município.
O resultado da participação reafirma o compromisso da Prefeitura do Paulista com a promoção da igualdade racial e a valorização das comunidades tradicionais. Com representatividade e união, o município levou ao debate estadual propostas que preservam territórios, fortalecem identidades e ampliam a justiça social. Agora, Paulista se prepara para defender essas conquistas em Brasília, levando a mesma determinação e compromisso para a etapa nacional.