Os atendimentos da Carreta da Mulher Pernambucana começaram, nesta segunda (11), no município do Paulista, oferecendo exames preventivos, consultas médicas e serviços de cidadania voltados às mulheres. A unidade móvel está instalada na Praça João Pessoa, em frente ao Banco do Brasil, e funciona das 8h às 16h até a próxima quinta-feira (14). A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura do Paulista e as secretarias municipais da Mulher, da Saúde e de Desenvolvimento Social.
O ambulatório móvel está equipado para realizar exames voltados à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer do colo do útero e da mama. Entre os procedimentos disponíveis estão o Papanicolau (citologia cervical), mamografias para pessoas entre 50 e 69 anos, além daquelas pertencentes ao grupo de risco a partir dos 35 anos, e biópsias da mama, todos realizados mediante requisição médica. Também é oferecida punção da mama guiada por ultrassonografia, conforme indicação.
Além disso, são disponibilizadas consultas ginecológicas e mastológicas mediante encaminhamento. Os atendimentos são organizados entre os casos direcionados pela regulação do município e os realizados diretamente pela equipe da unidade móvel.
A Secretaria de Saúde do município ampliou a ação, oferecendo vacinação e testagens rápidas. Durante os quatro dias em que a carreta estará na cidade, serão realizados exames para detecção de HIV, sífilis, hepatite B e C. “Contamos com uma equipe dedicada, disponível para acolher a população e garantir um atendimento completo e integrado às mulheres da nossa cidade”, destacou a secretária de Saúde, Sônia Arruda.
Paralelamente aos atendimentos de saúde, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Paulista oferece serviços de cidadania, como emissão de Registro Geral (RG), atualização do Cadastro Único, encaminhamento para registro civil, emissão do Vem Livre Acesso e da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. “Aproveitamos a estrutura para facilitar o acesso das mulheres a esses direitos e integrar os serviços sociais aos de saúde”, afirmou a secretária Amanda Rodrigues.
Durante o primeiro dia de atividades, a Secretaria Executiva da Mulher realizou uma panfletagem informativa sobre o Agosto Lilás, campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. A ação teve como objetivo sensibilizar e orientar as mulheres presentes. “Mais do que exames, estamos aqui para cuidar da mulher em todas as dimensões, inclusive emocional e social. O Agosto Lilás é um chamado para que todas saibam que não estão sozinhas. Precisamos falar, acolher e garantir caminhos de proteção”, ressaltou a secretária da pasta, Fabrina Juliana.
Fotos: Juan Marvin/ SEI