Por Cátia Oliveira
A Secretaria de Saúde do Paulista encerrou, nesta terça-feira (5), o primeiro conjunto de mutirões de atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município, promovendo ações de saúde nas policlínicas William Nascimento, no Janga, e Hélio Inácio, em Jardim Paulista Baixo, nos dias 04 e 05, respectivamente.
Nas duas unidades de saúde, cerca de 48 atendimentos foram realizados durante duas tardes com serviços que incluíram Psiquiatria, Psicologia, Farmácia (Policlínica William Nascimento) e Serviço social (Policlínica Hélio Inácio).
De acordo com a gerente da Policlínica William Nascimento, Janaína Maria Araújo, a ação foi marcada por um conjunto de atendimentos promovidos por psiquiatras e psicólogos, que fizeram uma grande diferença na garantia de receitas para medicações, assim como na emissão de laudos para as crianças.
“A demanda reprimida é grande porque só temos um psiquiatra infantil e o mutirão está sendo muito importante para tentar desafogar esse quadro de atendimentos em que as mães estavam, há muito tempo, na fila de espera, precisando de renovação de laudo, renovação de receita, além de atualização de uma consulta, pois as crianças, por conta da demanda, estavam aguardando muito tempo por um agendamento e agora podem contar o bom resultado dessa ação”, explicou Janaína.
A atividade também contou com um profissional de farmácia da rede municipal de saúde, que na ocasião, a partir da prescrição médica realizada, disponibilizou medicamentos, orientando pais e responsáveis sobre a forma de uso, em específico, aos que estavam iniciando a primeira medicação com suas crianças.
Para o gerente da Policlínica Hélio Inácio, Saulo Wilkerson, a iniciativa se mostrou exitosa pelo acolhimento e oferta de um atendimento ampliado que dobrou o quadro de profissionais na ocasião. “Foi maravilhoso o mutirão por podermos oferecer esse suporte com dois psiquiatras, além de uma profissional da assistência social, que nos deram a oportunidade de atender uma grande demanda de mães que chegaram aqui em busca de atendimento e saíram muito satisfeitas”, ressaltou Wilkerson.
A ação dos mutirões, iniciou na Policlínica Josino Guerra, em Maranguape I, no mês de julho, continuando nas policlínicas José Correia Mandu, em Maranguape II, e William Nascimento da Silva, no Janga, com encerramento na Policlínica Hélio Inácio, em Jardim Paulista Baixo. A iniciativa visou dar celeridade à fila de espera formada por crianças atípicas, tanto para receber um diagnóstico como para seguir para tratamento.
Segundo a Secretária de Saúde, Sônia Arruda, outras iniciativas voltadas para a Atenção Especializada devem entrar em foco, em razão dos investimentos voltados a esta pauta. “Graças aos investimentos do prefeito Severino Ramos voltados à pauta do TEA, juntamente com as propostas pactuadas com o Governo Federal, a equipe está conseguindo fazer um novo desenho de atendimento e expansão dos serviços para melhor atender a população”, declarou.