Em alusão à Campanha Agosto Lilás, que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha e reforça o combate à violência de gênero, a Secretaria Executiva da Mulher do Paulista realizou, nesta terça-feira (5), uma palestra no Instituto Cultural e Social Fragoso, no bairro do Fragoso. A iniciativa teve como foco fortalecer a conscientização e ampliar o acesso à informação e à rede de apoio. Essa ação faz parte de uma programação ampla da pasta municipal durante todo o mês de agosto.
Durante o encontro, a equipe do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) do Paulista abordou a Lei Maria da Penha, explicando os diferentes tipos de violência e os direitos garantidos às mulheres. Também foi apresentada a história de Maria da Penha Maia Fernandes, mulher que dá nome à lei após sobreviver a duas tentativas de feminicídio e se tornar símbolo da luta por justiça no Brasil.
A diretora do CEAM, Ana Paula, destacou a importância de disseminar informações de forma clara e acessível, para que mais mulheres possam identificar situações de violência e saibam onde procurar ajuda. “Nosso objetivo é mostrar o que caracteriza a violência e desmistificar os tipos de agressões que, muitas vezes, são naturalizadas. Queremos garantir que elas conheçam seus direitos e saibam que não estão sozinhas”, ressaltou.
A secretária executiva da Mulher, Fabrina Juliana, reforçou que todas as ações do Agosto Lilás foram pensadas para alcançar diversas regiões da cidade. “Queremos envolver escolas, comunidades, faculdades, unidades de saúde, centros culturais e outros equipamentos públicos. Estamos mobilizados para fortalecer a rede de apoio e intensificar cada vez mais esse debate, para que, ao final de agosto, estejamos preparados para continuar esse trabalho durante todo o ano. A violência não termina quando o mês de agosto acaba”, afirmou.
Em Paulista, mulheres em situação de violência podem buscar atendimento diretamente no CEAM, localizado na Avenida Floriano Peixoto, 28, no Centro da cidade, ou nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), distribuídos em diversos bairros. Além disso, estão disponíveis os canais Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher) e Disque 190, para casos de emergência. A agenda completa de atividades da campanha pode ser acompanhada pelas redes oficiais da Secretaria Executiva da Mulher, no Instagram: @secmulherpaulista.
Fotos: Juan Marvin/SEI