Por Cátia Oliveira
Com atividades culturais, debates e serviços de saúde e cidadania, o Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo (CMPPIR), promove em parceria com a Prefeitura Municipal do Paulista, o “Julho das Pretas”. Integram a atividade as secretarias de Saúde; de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos; Turismo, Cultura, Esportes e Juventude; Educação; além da Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil. A ação será realizada das 8h30 às 16h, no hall de entrada do Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, localizado na Avenida Prefeito Geraldo Pinho Alves, 222, em Maranguape I.
O mês destaca um calendário de lutas por equidade, garantia de direitos e justiça social, comemorando o 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data foi instituída no 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, realizado em 1992 na República Dominicana, sendo oficializada no Brasil em 2014, com a criação do Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola, que se tornou símbolo de força e organização das mulheres negras.
Aberto ao público, o evento inicia com uma roda de diálogo que traz para o debate o tema: “O protagonismo de mulheres negras e sua importância para a construção de uma sociedade mais justa”, capitaneado por Débora Virgínia do Nascimento, coordenadora étnico-racial da Secretaria de Educação. Também haverá apresentação de dança, música e prestação de serviços de saúde e cidadania.
As celebrações seguem com uma apresentação de dança cigana, conduzida por Lília Cigana e, na sequência, com o som da rapper Fly Mama, que promete muita animação e improvisos.
Na ocasião, serão oferecidos ao público participante diversos serviços de saúde que incluem: mamografia, citologia, vacinação humana, aferição de pressão arterial, Hemoglicoteste (HGT), que mede a glicose no sangue, bem como os serviços disponibilizados pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, que irá realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, das 8h às 12h.
Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos irá oferecer a retirada da segunda via da certidão de nascimento, serviços do Cadastro Único (CadÚnico) e emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).