PAULISTA > Notícias > Alunos da rede municipal do Paulista participam de palestra sobre DST/AIDS

Educação | 26/08/2015

Alunos da rede municipal do Paulista participam de palestra sobre DST/AIDS

Estudantes da Escola Rosa Amélia, localizada no bairro do Janga, em Paulista, tiveram uma aula diferenciada na tarde desta quarta-feira (26.08). Na ocasião, alunos das turmas do 8º e 9º ano, assistiram a uma palestra sobre DST/AIDS. A ação faz parte do Programa de Orientação Sexual nas Escolas e é coordenada pela Secretaria de Educação da cidade.

A iniciativa tem o intuito de alertar e informar os jovens sobre os riscos e as formas de se prevenir contra as doenças sexualmente transmissíveis, além de enfatizar a questão do respeito e preconceito ligados à sexualidade. Durante a aula, os participantes ficaram a vontade para esclarecer dúvidas relacionadas ao tema. A aluna do 8º ano, Evelyn Oliveira (14), confessou que os pais não lhe dão oportunidade para conversar sobre o assunto.

“Nessa idade surgem algumas dúvidas e durante a palestra posso esclarecer, sem vergonha, essas questões. Além de ser um momento descontraído, ficamos mais livres por estarmos entre amigos. Em casa, meus pais não me dão abertura para tratar sobre assuntos relacionados ao sexo”, destacou.

“Aqui nós falamos de assuntos que vão desde a gravidez na adolescência à homofobia. Nosso objetivo não é privilegiar a orientação sexual de ninguém, mas sim trabalhar a diversidade, o respeito e a igualdade de gênero, orientando e alertando os estudantes sobre os riscos e consequências que uma vida sexual sem conhecimento e prevenção pode causar”, ressaltou George Vieira, psicólogo e coordenador da Divisão de Psicologia e Orientação Educacional do Paulista.

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DST) - São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada, e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis. Usar preservativos em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis. A aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez, o parto. E, no caso da aids, também na amamentação. O tratamento das DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e ao tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.