AppBar Moderna
Webmail Mapa do site Transparência
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 03/07/2025 - Políticas Sociais
0:00
Paulista sedia 14ª Conferência Municipal de Assistência Social

Por Antonio Assis


Com o objetivo de construir propostas coletivas para o Plano Municipal de Assistência Social e contribuir com a etapa estadual da conferência, foi realizada, nesta quarta (2) e quinta-feira (3), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que teve como tema “20 anos de SUAS: construções de proteção social e resistência”, ocorreu no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no Centro de Paulista. A programação foi aberta com apresentações musicais de integrantes do Instituto Dom Hélder Câmara e da ONG Anjo da Guarda, que deram um tom cultural e simbólico ao evento.


Promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, a conferência reuniu representantes do poder público, trabalhadores da área, usuários dos serviços socioassistenciais, organizações da sociedade civil e conselheiros municipais, que participaram de mesas de debate, grupos de trabalho e plenárias deliberativas.


A edição deste ano marcou as duas décadas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), propondo uma reflexão sobre os avanços, desafios e estratégias para garantir a continuidade das políticas públicas de proteção social, especialmente diante de retrocessos e do agravamento das vulnerabilidades sociais.


A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues, destacou a importância histórica e política do momento. “Este não é apenas um espaço de debate, mas um projeto coletivo e em permanente construção. Estamos reunidos para definir, juntos, os rumos da assistência social em nossa cidade. Sabemos dos inúmeros desafios, mas seguimos engajados em promover uma política pública eficaz e comprometida com os que mais precisam”, afirmou.


Representando o prefeito Severino Ramos, o secretário de Governo e Gabinete, Fabiano Santos, destacou o papel da gestão pública no fortalecimento da rede de proteção social e a importância da participação cidadã. “Eventos como este mostram o quanto é necessário ouvir a população, especialmente os usuários do SUAS e os trabalhadores da assistência social. É nesse diálogo que construímos políticas mais eficazes e humanas. A gestão do prefeito Ramos tem trabalhado com seriedade para garantir que os serviços socioassistenciais cheguem, de fato, a quem mais precisa”, enfatizou Santos.


Na ocasião, a presidente do CMAS, Glória Pimentel, ressaltou a importância da mobilização coletiva na construção do novo plano nacional. “Neste ano, a Conferência Nacional reunirá representantes de todo o país para debater propostas que reflitam a diversidade dos territórios. É fundamental pensarmos em diretrizes de curto e longo prazo, para que o novo plano nacional seja construído de forma democrática, efetiva e representativa, considerando as particularidades de cada região”, afirmou.


Já o presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Edson Lima, destacou a relevância da participação popular e anunciou a realização de encontros preparatórios. “É uma alegria estar em Paulista. A luta pela consolidação do SUAS é permanente, e os 20 anos do sistema são motivo de celebração e reflexão. Teremos a conferência estadual em setembro e, antes, um encontro regional em Camaragibe, em agosto, ambos com foco na atuação dos delegados. As cotas de participação também serão garantidas. Seguimos firmes na defesa de uma política pública forte e participativa”, afirmou.


Ao final do encontro, foram sistematizadas as propostas formuladas durante os grupos de trabalho, que agora seguirão para a etapa estadual da conferência. Além disso, foram eleitos os delegados que representarão o município de Paulista nos próximos encontros regionais e estaduais. A escolha dos representantes reforça o compromisso da cidade com a construção de uma política de assistência social cada vez mais democrática, inclusiva e voltada às reais necessidades da população.


Fotos: Juan Marvin


Imagens Relacionadas