PAULISTA > Notícias > Em Paulista, professores são capacitados em educação no trânsito

Educação | 21/08/2015

Em Paulista, professores são capacitados em educação no trânsito

“Nosso objetivo é formar cidadãos. É fazer com que os alunos possam aprender mais sobre os direitos humanos e por em prática dentro das suas casas e na comunidade, tudo o que aprenderam nas aulas”. Com esse discurso o secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior, deu início na manhã desta sexta- feira (21.08), ao evento do Programa Educa+Trânsito. A iniciativa é uma parceira da Prefeitura do Paulista, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran) e a Federação Pernambucana de Automobilismo (FPA).

O encontro, que aconteceu na Escola Firmino da Veiga, Centro do paulista, reuniu professores da rede municipal que serão capacitados em educação de trânsito. Esses profissionais atuarão como agentes multiplicadores em suas salas de aula. Neste módulo, os educadores receberão orientações sobre ética, cidadania e trânsito. A iniciativa vai contemplar alunos do 1º ao 5º ano em cinco escolas da rede municipal de ensino, com aulas teóricas e práticas de educação no trânsito.

“A ação serve para que os alunos possam aprender de maneira divertida sobre a legislação, respeitando o direito de ir e vir do cidadão, com ética e responsabilidade”, disse a professora e técnica em educação, Betânia Aguiar.

Ainda de acordo com o secretário de Educação é relevante que os estudantes saibam da importância de não se envolver em discussões no trânsito. “Existem altos índices de mortes no trânsito, que não são causadas apenas por acidentes, mas sim originadas a partir de discussões. O estresse, a rotina cansativa, entre outros fatores, contribuem para nossa desatenção e impaciência. Estar no trânsito, além de exigir respeito e ética, nada mais é que um exercício de manter a calma e o controle”,completou Carlos Júnior.

Números - De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (Ipea) os gastos gerados por feridos graves em acidentes são, em média, de R$ 230,6 mil, com custo hospitalar de R$ 80 a R$ 120 mil, cada motoqueiro. O número de vítimas em acidentes de trânsito envolvendo motoqueiros no estado de Pernambuco cresce a cada ano. Só esse ano mais de 1.000 mil pacientes foram internados na emergência do Hospital da Restauração. Em 2014, foram 45.916 acidentes sendo 75% deles com motos.

Educa+Trânsito - O programa tem por objetivo, ensinar de forma lúdica, pontual e prática, regras básicas de trânsito. A metodologia a ser usada será de palestras em sala de aula, com professores da rede estadual, seguida de simulações práticas com educadores do Detran, que serão realizadas no Kartódromo de Tamboril, próximo ao Centro de Treinamento do Sport, em Paulista.