PAULISTA > Notícias > Alunos do Paulista participam de desafio sobre a história de Canudos

Educação | 20/08/2015

Alunos do Paulista participam de desafio sobre a história de Canudos

Cerca de 50 alunos da rede municipal participam até o final da tarde desta quinta-feira (20.08) de mais uma etapa do projeto Triatlo do Conhecimento. Desta vez, os estudantes terão seus conhecimentos desafiados em um jogo com perguntas e respostas sobre a história de Canudos. A iniciativa, promovida pela Prefeitura do Paulista, tem a finalidade de elevar os índices de ensino com a utilização de formas lúdicas. O encontro acontece na Escola Rosa Amélia, no Janga.

Na ocasião, equipes formadas por alunos do 9º ano de 17 escolas da rede municipal terão que responder questionamentos sobre o tema “Canudos: O sertão em chamas”. Três estudantes de cada uma das turmas foram escolhidos para representar as unidades. A partir deste assunto, eles estão sendo desafiados por professores das disciplinas de história e geografia a respeito da importância sóciorreligiosa da batalha ocorrida na região Nordeste durante o final do século XIX, e as condições climáticas e do solo local.

Esta é a segunda etapa do Projeto Triatlo do Conhecimento. Com o objetivo de proporcionar mais informações aos alunos a respeito do conteúdo ensinado em sala de aula, a iniciativa é dividida em três fases. Inicialmente, os estudantes participaram de uma aula de campo, que aconteceu no Parque das Esculturas, em Brejo da Madre de Deus. No próximo dia primeiro de outubro, os estudantes farão uma prova escrita. Os três primeiros colocados nestas duas avaliações receberão prêmios do governo municipal.

Coordenadora do projeto, Regina Trindade destacou a importância de realizar a iniciativa com os alunos. “Com o projeto, nós elevamos os índices de ensino e estimulamos os professores da cidade a passar mais conhecimentos aos estudantes não somente dentro da sala de aula”, comentou.