AppBar Moderna
Webmail Mapa do site Transparência
Banner Header
× InícioA PrefeituraConheça PaulistaNotícias

Serviços

NOTÍCIA
Imagem principal da notícia
Publicada em: 11/04/2025 - Políticas Sociais
0:00
Grupo Fulni-ô visita escolas de Paulista no mês dos povos indígenas

Celebrando a luta e a resistência dos povos indígenas no mês de abril, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, por meio da Superintendência de Direitos Humanos e da Diretoria de Políticas Públicas e Promoção da Igualdade Racial, recebeu, nesta sexta-feira (11), um grupo de indígenas da etnia Fulni-ô, vindos do município de Águas Belas, no Agreste pernambucano.


Durante a estadia, o grupo irá às escolas municipais e particulares, a partir da próxima segunda-feira (14), para promover momentos de aprendizado, conscientização e respeito à diversidade cultural, contribuindo para uma educação antirracista, plural e inclusiva.


Em Paulista, essa parceria já é tradição. O povo Fulni-ô retorna ao município todos os anos para compartilhar sua cultura, história e espiritualidade com estudantes, educadores, servidores e com a sociedade civil em geral, fortalecendo a presença indígena no cotidiano da cidade. O transporte da comitiva foi viabilizado pela Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil.


A secretária da SDSPSDDH, Amanda Rodrigues, pontuou que a gestão municipal tem um compromisso claro com a promoção da igualdade racial e com a construção de uma sociedade mais justa e diversa. “É uma satisfação receber os Fulni-ô. Oferecer apoio e visibilidade à sua cultura é reafirmar o nosso papel na defesa dos direitos humanos e na construção de um futuro mais respeitoso para todas as identidades”, afirmou.


O diretor de Políticas Públicas e Promoção da Igualdade Racial, Raffa Santos, declarou que a presença do povo Fulni-ô em Paulista é um marco na luta por visibilidade e valorização dos povos tradicionais. “Como diretor de Igualdade Racial, entendo que essa ação representa um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas para os povos originários, reconhecendo a riqueza dos saberes ancestrais e o protagonismo indígena na formação do nosso país”, finalizou.

Imagens Relacionadas