PAULISTA > Notícias > Estudante do Paulista é finalista em concurso de leitura

Educação | 10/08/2015

Estudante do Paulista é finalista em concurso de leitura

A cidade do Paulista, através da Secretaria Municipal de Educação, sediou pela primeira vez a 5º edição do concurso “Ler Bem”. O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (10.08), no Hotel Amoaras, em Maria Farinha, reuniu estudantes de vários municípios de Pernambuco. Este é o terceiro ano que Paulista participa da competição.

Dos 15 participantes que disputaram à semifinal, três foram classificados, e entre eles está Wescley Gabriel Valentim (10), aluno da Escola Marcílio Dias, localizada no bairro de Pau Amarelo. O estudante irá  representar o município, na última etapa do concurso, que acontece no mês de outubro. Os finalistas foram premiados com tablets e um notebook.

Durante o evento, os participantes leram textos literários e foram avaliados por uma comissão julgadora, que atribuiu notas aos candidatos, seguindo critérios específicos da comunicação oral. A iniciativa, que foi criada no ano de 2011, pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), visa despertar o prazer de ler entre alunos da rede municipal de ensino, matriculados no 4° ano do Ensino Fundamental. Neste ano de 2015 participaram da competição 77 municípios, totalizando mais de duas mil escolas e cerca de 65 mil alunos.

Emocionado, Wescley Valentim, revelou que estava confiante na disputa. “Eu estudei e me dediquei bastante para participar do concurso. Acho que a leitura tem que está presente desde cedo em nossas vidas. Agora é só estudar mais um pouco e me preparar para tentar vencer a final do concurso,” completou.

O secretário de Educação, Carlos Júnior, falou da satisfação pela conquista. “É uma alegria muito grande para todos da rede municipal porque isso é a prova da competência do aluno e do trabalho desenvolvido nas escolas. É muito importante a leitura na formação dos nossos estudantes porque desenvolve habilidades e auxilia em todas as disciplinas, não só na Língua Portuguesa”, disse.

ETAPAS –  O primeiro passo do concurso foi a formação de uma comissão para coordenar o processo, composta por supervisores educacionais. Logo depois, foi feita a divulgação do certame nas escolas que atendem aos critérios; a orientação dos gêneros que deverão ser trabalhados e a inscrição do estudante selecionado. De fevereiro a abril, foram realizados trabalhos pedagógicos nas escolas, com os gêneros textuais elencados na proposta do 4º ano, além da escolha do melhor leitor de cada escola para a fase municipal que teve início nesta segunda-feira (10). A final acontece no mês de outubro.

SOBRE O CONCURSO -  O Concurso Ler Bem compreende uma saudável disputa entre os estudantes para ver quem ler melhor textos literários previamente selecionados e sorteados no momento da disputa. A comissão julgadora é formada por educadores e gestores de escolas, que atribuem notas após avaliar o desempenho da leitura feita por cada candidato, seguindo critérios específicos da comunicação oral. A premiação aos alunos inclui tablets, notebooks e participação no Encontro Aspa, evento de confraternização e aprendizado profissional realizado anualmente pela entidade.