PAULISTA > Notícias > Campanha de prevenção à hanseníase e verminose envolve alunos da rede

Saúde | 05/08/2015

Campanha de prevenção à hanseníase e verminose envolve alunos da rede

Com o propósito de combater o surgimento de casos de hanseníase e verminoses em crianças, a Prefeitura do Paulista promoveu na manhã desta quarta-feira (05.08) reunião técnica para deflagrar uma campanha de prevenção às doenças nas escolas da rede municipal. No encontro, as estratégias da iniciativa foram apresentadas a gestores e secretários de unidades de ensino da cidade e enfermeiros do Programa Saúde da Família. A ação aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, no Centro.

A partir da próxima segunda-feira (10.08), agentes de saúde do município irão visitar 21 escolas de ensino para atender a um quantitativo de seis mil estudantes com idade entre cinco e 14 anos.  Em caso de confirmação de detecção de alguma das doenças, os estudantes serão encaminhados a uma unidade de saúde mais próxima para tratamento.

A hanseníase é uma doença que ataca a pele e nervos periféricos. Para facilitar a possível detecção, serão distribuídas fichas de autoimagem nas escolas, onde os pais dos alunos irão apontar a possível parte do corpo em que os jovens tenham manchas. Todos os jovens que serão avaliados receberão uma dose de albendazol, que ajuda a prevenir o aparecimento de verminoses.

“Essa campanha é útil para detectarmos mais cedo casos de hanseníase ou verminoses em crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. Dessa forma, podemos prevenir a proliferação das doenças”, explicou a diretora de Epidemiologia do Paulista, Ana Márcia Drechsler.

SAÚDE BUCAL – Com a retomada das aulas, a Prefeitura do Paulista aproveitou o encontro para intensificar as ações de prevenção à cárie nas crianças que estudam na rede municipal.  Mil kits foram entregues a gestores de creches e escolas de educação infantil da cidade. Formado por escova, pasta e creme dental, o material garantirá que os alunos façam escovações após as refeições no ambiente escolar, com orientação dos técnicos.