Políticas Sociais | 31/01/2025
Prefeitura do Paulista realiza evento em alusão ao Dia Mundial do Braille
A data também reforça a necessidade de garantir os direitos humanos desse público e promover políticas que ampliem a acessibilidade
Compartilhe esta notícia:
A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, realizou nesta sexta-feira (31), uma roda de conversa com palestras e exposição de materiais em Braille. A iniciativa, promovida pela Diretoria da Pessoa com Deficiência, aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura, na Sala dos Conselhos, e reuniu especialistas, gestores e membros da sociedade civil e representantes do Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (COMID), engajados na inclusão de pessoas cegas e com baixa visão.
O Dia Mundial do Braille, celebrado em 4 de janeiro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância desse sistema de leitura e escrita, essencial para a autonomia e inclusão social das pessoas com deficiência visual. A data também reforça a necessidade de garantir os direitos humanos desse público e promover políticas que ampliem a acessibilidade.
Durante o evento, o superintendente de Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, destacou a relevância da iniciativa. “O Braille não é apenas um sistema de leitura e escrita, mas um instrumento de empoderamento. Precisamos continuar fortalecendo a inclusão e garantindo acessibilidade para todas as pessoas com deficiência visual”, afirmou.
A diretora da Pessoa com Deficiência do município, Maria Eduarda, ressaltou o compromisso da gestão com a inclusão. “Nosso objetivo é ampliar as ações voltadas para esse público e incentivar o uso do Braille em diferentes espaços, desde escolas até serviços públicos”, comentou.
O gerente da Pessoa com Deficiência do Governo do Estado, Marconi Barkokebas, reforçou a importância de políticas públicas que garantam o acesso ao Braille. “É fundamental que o poder público e a sociedade civil trabalhem juntos para ampliar as oportunidades e promover a autonomia das pessoas cegas e com baixa visão”, pontuou.
A Prefeitura do Paulista reforça seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão, promovendo ações que garantam melhores condições de vida para pessoas com deficiência e incentivando o uso de ferramentas como o Braille para ampliar a autonomia e a igualdade de oportunidades.
O evento também resgatou a história de Louis Braille, criador do sistema que leva seu nome. Cego desde a infância, Braille desenvolveu, ainda na adolescência, um método baseado em seis pontos em alto-relevo para possibilitar a leitura e escrita por pessoas cegas. Inspirado em códigos usados por soldados franceses para se comunicarem no escuro, seu sistema permitiu a formação de 63 combinações, incluindo letras, números, sinais de pontuação, acentos, símbolos matemáticos e notação musical.
Fotos Juan Marvim
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo