PAULISTA > Notícias > Lazer e descontração marcam a Oficina Esportiva para Idosos do Paulista

Políticas Sociais | 22/07/2015

Lazer e descontração marcam a Oficina Esportiva para Idosos do Paulista

Bem estar, desempenho físico-emocional, elevação da auto estima, entre outros fatores, são primordiais para que o público da terceira idade mantenha uma vida saudável. Pensando nisso, a prefeitura do Paulista, através da Secretaria de Políticas Sociais, Esportes e Juventude promoveu uma Oficina Esportiva para os Idosos do município. O evento, que vem sendo realizado desde o mês de abril, no Clube Municipal do Nobre, encerrou sua primeira temporada na tarde desta quarta-feira (22.07).

A oficina que também teve o objetivo de preparar os participantes para o 17º Jogo Solidário Estadual que vai acontecer entre os dias 01 e 08 de outubro, no Colégio Santos Dummont, em Boa Viagem, proporcionou aos idosos aulas de diversas modalidades, como: voleibol, basquete, futebol de salão e handebol. A iniciativa foi ministrada por educadores físicos da Secretaria Executiva de Esportes de Pernambuco.

Praticante assídua de exercícios físicos, a aposentada Lindalva Coutinho (67) participa há 15 anos de oficinas esportivas e não pensa em parar. “Já fiz parte de um grupo que tinha mais de 200 idosos e algumas histórias me surpreenderam, como a de um senhor de 72 anos que não conseguia sair de casa sem ser acompanhado e depois que começou a praticar exercícios passou a sair sozinho para caminhar e jogar futebol num campinho perto da sua casa”, ressaltou.

Já Seu João Batista da Costa chegou ao local às 7h da manhã e participou de todas as aulas sem perder o gás. “Desde jovem que eu pratico exercícios físicos, mas só depois de uma certa idade eu percebi realmente os benefícios que eles nos trazem. Meu desempenho físico e mental melhorou bastante e tenho certeza que é decorrente a minha vida ativa”, completou.

“O objetivo dessas atividades voltadas às pessoas idosas - além do bem estar - é inclusão e socialização. A 17º oficina estadual acontece com o intuito de unir e trazer o público da terceira idade para trabalhar as atividades de forma adaptada. Os grupos aqui de Paulista que irão participar do evento terão a oportunidade de conhecer e interagir com pessoas de outros municípios, como Camaragibe, Moreno, São Lourenço da Mata”, finalizou o educador físico Edson Maranhão.