Defesa Civil | 22/01/2025
Prefeitura do Paulista conclui mapeamento de áreas de risco no Município
Trabalho é essencial para prevenção de desastres e captação de recursos federais
Compartilhe esta notícia:
A Prefeitura do Paulista finalizou, nesta quarta-feira (22), o mapeamento das áreas de risco no município. A ação, conduzida pela Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil, contou com a parceria do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades (SNP/MCid), sendo um instrumento de planejamento urbano essencial para prevenir desastres. As atividades concentraram-se nos morros dos bairros da Mirueira (10 ruas), Jardim Paulista Alto (11 ruas), Arthur Lundgren II (5 ruas), Vila Torres Galvão (12 ruas), Maranguape I (02 ruas) e Fragoso (2 ruas). Em áreas de alagamento do Loteamento Conceição, Pau Amarelo, Janga, Paratibe, Maranguape I e II, Jardim Velho, Maria Farinha, Engenho Maranguape, Jaguarana e Jaguaribe. Áreas de avanço do mar em Maria Farinha, Janga, Pau Amarelo e Conceição. Esses locais foram identificados como áreas de risco nos níveis de risco 3 e 4. A equipe técnica, formada por profissionais da Defesa Civil do Paulista e geólogos do SGB, utilizou drones para mapear residências e avaliar barreiras próximas às habitações para identificar as áreas de risco nos níveis 3 e 4.
“O mapeamento é uma ferramenta indispensável para garantir a segurança e a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Ele permitirá identificar as necessidades prioritárias e buscar apoio para a execução de intervenções que minimizem os impactos de possíveis desastres naturais”, destacou Cintia Silva, coordenadora da Defesa Civil do Paulista.
Concluída essa etapa, o Serviço Geológico do Brasil ficará responsável por elaborar um relatório técnico detalhado, classificando as áreas em níveis de risco médio, alto e muito alto. O documento servirá como base para o desenvolvimento do Plano Municipal de Redução de Riscos e execução dos projetos de infraestrutura e saneamento, além de subsidiar a captação de recursos do Governo Federal para a implementação de medidas que protejam a população em situações de eventos extremos.
Fotos: Cortesia
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo