Educação | 05/12/2024
Concurso de Poesia premia estudantes da rede municipal do Paulista
Trabalhos abordam Racismo Ambiental e promovem reflexão sobre desigualdade social
Compartilhe esta notícia:
A Secretaria de Educação do Paulista realizou, nesta quinta-feira (05.12), a V Edição do Concurso Paulista de Carona com a Poesia. Este ano, o tema escolhido foi "Racismo Ambiental: Refletindo Sobre a Desigualdade Social", convidando os estudantes da rede municipal a usar a poesia como ferramenta de conscientização e crítica social.
O evento, que ocorreu no auditório da Secretaria de Educação do município, reuniu pais, professores e estudantes. Durante a premiação, foram destacados os melhores poemas do concurso, e as produções selecionadas ganharam espaço em mais de 500 ônibus da Região Metropolitana do Recife, ampliando o alcance das reflexões propostas pelos alunos.
“Nosso objetivo é estimular a criticidade dos estudantes por meio da leitura, qualificar suas habilidades de escrita, promover o conhecimento do gênero poético e, acima de tudo, incentivar o desenvolvimento cultural. Além disso, trazemos temas emergentes para que os alunos, junto com a sociedade, reflitam sobre o meio ambiente, nosso lar coletivo,” destacou o coordenador das Bibliotecas do Paulista e idealizador do evento, Glaucio Ramos.
O concurso contou com a parceria da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista. “Participar de uma ação como essa é um presente, principalmente para quem milita em defesa do meio ambiente. Abordar o racismo ambiental não é tarefa fácil, mas é essencial. Parabenizo a todos os envolvidos nesse grandioso evento,” afirmou o secretário executivo de Meio Ambiente do município, Sílvio Batista.
Premiações -
Os estudantes vencedores e suas respectivas escolas foram reconhecidos pela qualidade e profundidade de suas produções poéticas:
1º Lugar: Kória Auany Vitória de Souza, da Escola Municipal Marcos Freire (Maranguape I), com o poema Vozes Silenciadas. A escola também recebeu um prêmio.
2º Lugar: Tuila Nicole Araújo Menezes, da Escola Municipal Maria José Barbosa (Janga), com o poema Racismo Ambiental - Refletindo Sobre a Desigualdade Social.
3º Lugar: Clara Beatriz Siqueira, da Escola Municipal Dr. Nelson Bandeira (Loteamento Nossa Prata, em Maranguape II), com o poema Vozes da Terra.
Fotos: Gerson Nascimento
Imagens:
Categorias
- Ação integrada
- Administração
- Administração das Regionais
- Articulação Política
- Assuntos Jurídicos e Procuradoria
- Cultura
- Controladoria Geral
- Defesa Civil
- Desenvolvimento Econômico,Agropecuário e Pesca
- Mulher
- Desenvolvimento Urbano
- Direitos e Saúde da Mulher
- Direitos Humanos/Cidadania
- Educação
- Esportes
- Executiva de Imprensa
- Finanças
- Gabinete do Prefeito
- Habitação
- Infraestrutura
- Juventude
- Limpeza Urbana
- Meio Ambiente
- Mobilidade/Trânsito
- Obras
- Planejamento e Gestão
- Políticas Sociais
- Projetos Especiais
- Qualificação Profissional
- Saúde
- Segurança e Mobilidade
- Serviços Públicos
- Servidor
- Tributos
- Turismo