Português Italian English Spanish Francês
PAULISTA > Notícias > Casamento coletivo une 112 casais em evento especial no Paulista

Planejamento e Gestão | 29/11/2024

Casamento coletivo une 112 casais em evento especial no Paulista

Este foi o segundo realizado em 2024 no município

Compartilhe esta notícia:



Nesta sexta-feira (29.11), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), em parceria com os três cartórios de Registro Civil do Paulista e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, promoveu mais uma edição do casamento coletivo no município. A cerimônia, que uniu 112 casais, foi realizada no Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, no bairro do Nobre.


O evento, gratuito para os participantes, contou com toda a estrutura necessária para um dia inesquecível. Os noivos e noivas puderam celebrar a união em uma cerimônia decorada especialmente para a ocasião, com bolo, música e fotografias, além da entrega das certidões de casamento.


Entre os casais presentes estava Edvaldo Frazão, de 26 anos, que oficializou sua união com Walquiria Maria, de 22 anos. Ele compartilhou sua emoção. “O sentimento de hoje é de felicidade, é a realização de um sonho. Faz tempo que a gente estava querendo se casar, fazer tudo certinho, e estamos muito felizes”, declarou Edvaldo.


O juiz Ricardo de Sá Leitão Alencar Júnior, da Comarca de Paulista, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), destacou a relevância da iniciativa no âmbito afetivo, como uma cerimônia que celebra o amor de forma pública, com decoração, música e alegria. 


Já do ponto de vista da cidadania, ele reforça que a ação atende famílias que muitas vezes não teriam condições de custear taxas cartorárias, que não podem ser um obstáculo para o exercício de um direito tão fundamental como a autodeterminação afetiva e o direito de ser feliz no seio de uma família.


O magistrado também ressaltou o caráter simbólico do evento para o TJPE: “As cerimônias de casamento coletivo são momentos raros em que o Judiciário se apresenta em uma perspectiva de celebração e alegria, com amor, afeto e amizade. É um momento de significado profundo que cria memórias que ficarão para o resto da vida”, concluiu o juíz. 


Este foi o segundo casamento coletivo realizado no município em 2024. A primeira edição aconteceu em maio, mês das noivas, também organizada pelo TJPE e parceiros. O sucesso da iniciativa reforça o compromisso de inclusão social e cidadania, prometendo edições ainda maiores nos próximos anos.


Imagens:

Compartilhe: