PAULISTA > Notícias > População do Paulista participa da abertura da VII Conferência Municipal de Saúde

Saúde | 10/07/2015

Cerca de 150 pessoas, entre elas profissionais da saúde do Paulista, estiveram presentes na tarde desta sexta-feira na abertura da VII Conferência Municipal de Saúde, que traz o tema “Saúde Pública de Qualidade: Direito do Povo Brasileiro”. O encontro, que aconteceu no SESI de Paratibe e segue até domingo (12.07), serviu para reunir a população com os membros da Secretaria de Saúde do município, a fim de discutir e avaliar o serviço prestado pelo órgão municipal.

Na ocasião, além da abertura para a fala da plenária, também aconteceram apresentações culturais. “Esse é o maior evento de saúde do município, onde discutimos não só o que acontece sobre saúde na cidade, mas também todas as influências, como a saúde do estado e da união do Governo Federal. É um momento de avaliação e prestação de contas,” disse o secretário de saúde, Alberto Lima.

A enfermeira Agatha Félix trabalha na prefeitura há oito anos e manifestou sua satisfação em poder participar de mais uma conferência. “Essa oportunidade é de tamanha importância porque temos a abertura de poder discutir as melhorias que o governo trás para nós. O que o SUS tem para a comunidade e para os funcionários e o que podemos fazer para contribuir e melhorar o sistema de saúde,” completou.

De acordo com o prefeito Junior Matuto é importante destacar que a saúde hoje é uma das principais demandas, não só do município, mas do estado e do Brasil como um todo. Matuto falou ainda que o principal objetivo é aproximar o povo cada vez mais da gestão. “Nosso maior desafio na saúde é justamente o de humanizar a relação entre o usuário e o prestador de serviços. E nisso acredito que a conferência serve para expor nossas idéias, a intenção do governo e mais do que isso, mostrar a população tudo que vai e tem sido feito pela saúde no município”, finalizou.

Durante os três dias de evento, os participantes construirão propostas que vão ser utilizadas pela Prefeitura a fim de intensificar e ajustar os programas oferecidos pela rede municipal. As ideias ainda servirão como base para as Conferências Estadual e Nacional de Saúde. A secretária executiva do Ministério da Saúde, Ana Paula Menezes Sóter, também esteve presente no evento.

A partir das indicações da sociedade serão elaborados os planos de âmbito estadual e nacional para a saúde. Cerca de 300 pessoas devem fazer parte da iniciativa. O SESI Paratibe fica na Rua São Pedro, 2800, em Paratibe. Confira abaixo a programação completa do evento:

Confira a programação dos próximos dias:

Sábado (11.07)

08 às 10h30 – Continuação do Credenciamento para os retardatários.

08h30 – Leitura e Aprovação do Regimento.

09h – Mesa 2: Perspectivas para o Fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

09h30 – Mesa 3: A participação social como estratégia para consolidação do SUS.

10h – Abertura para falas da plenária.

11h – Grupos de Trabalho.

Grupo I – Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade.

Grupo II – Participação Social, Informação, Tecnologia e Inovação do SUS.

Grupo III – Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde.

Grupo IV – Financiamento do SUS e Relação Público x Privado.

Grupo V – Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde.

14 às 16h – Grupos de Trabalho (Continuação).

Domingo (12.07)

08h30 às 13h – Plenária final para aprovação das propostas.

14 às 15h30 – Articulação para eleição dos delegados da VIII Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco.

15h30 – Plenária Final para homologação dos Delegados para VIII Conferência Estadual de Saúde e encerramento dos trabalhos.