PAULISTA > Notícias > Prefeitura do Paulista regulariza 3,3 mil lotes no Nobre

Projetos Especiais | 29/06/2024

Prefeitura do Paulista regulariza 3,3 mil lotes no Nobre

Com a conclusão deste Núcleo Urbano Informal Consolidado, município conta agora com 10.639 lotes regularizados

Foi concluída, nesta sexta-feira (28/06), a regularização fundiária do Núcleo Urbano Informal Consolidado (NUIC) Nobre, em Paulista, que consiste na regularidade de 3,3 mil lotes no bairro. Ao todo, já foram regularizados desde o início do Programa Morada do Povo, 10.639 lotes na cidade do Paulista, contemplando os NUICs: Fragoso Setor B, Nobre e Cidade Jardim. A solenidade ocorreu na quadra do Clube Municipal Prefeito Geraldo Pinho Alves, no bairro do Nobre.

De acordo com a Secretaria de Projetos Especiais, responsável pelo programa, a inserção destes lotes na formalidade representa ainda o cumprimento de uma meta, que era a da regularização destes três NUICs até o final de junho de 2024. A nova meta será o ingresso dos respectivos Projetos junto aos competentes Cartórios de Imóveis do Município até o final de 2024.

A próxima etapa, de acordo com o prefeito Yves Ribeiro, será o envio da documentação desses lotes para o cartório, para que sejam emitidos os títulos de posse que serão entregues à população desta área do Nobre. O intuito é atingir 30 mil famílias. “É muito importante saber que temos a nossa casa, a nossa escritura. Hoje, para fazer uma escritura de uma casa, são gastos R$ 8 mil. Com esse projeto, além de ser de graça, tem uma via livre para a Justiça, direto para os cartórios”, ressaltou o prefeito Yves Ribeiro.

Além de representantes da gestão municipal e de vereadores do município, a solenidade contou com a presença de moradores do bairro, que serão beneficiados com o Morada do Povo, como no caso da agricultora Josieli José de Moura Lima, de 35 anos. “A gente não sabia o que poderia acontecer futuramente, e se a gente ficaria em nossas casas. Meu sentimento é de gratidão à prefeitura por estar nos proporcionando a oportunidade de ter o título de posse do nosso lar”, disse a moradora.

De acordo com o secretário de Projetos Especiais, Marcos Aurélio Rodolfo, desde a criação do Morada do Povo já foram entregues 235 títulos de propriedade na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Maranguape I, e outros 188 títulos entregues no Conjunto Beira Mar, no bairro do Janga. Além desses, outros  1632 títulos já estão em cartório, aguardando apenas pela conclusão do processo, e em vias de serem entregues à população.

“Aqui no Nobre é mais uma etapa, é mais um núcleo que está tendo esse direito adquirido. Agora é só aguardar o cartório fazer o seu trabalho, para a gente, futuramente, estar aqui fazendo a entrega dos títulos aos proprietários”, concluiu o secretário da pasta.