PAULISTA > Notícias > Poder público resgata real utilização de praça no Centro do Paulista

Mobilidade/Trânsito | 10/07/2015

Poder público resgata real utilização de praça no Centro do Paulista

Cumprindo uma determinação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Secretaria de Mobilidade e Transporte do Paulista inicia nesta segunda-feira (13.07) uma ação, primeiramente educativa, para evitar o estacionamento no entorno e interior da Praça João XXIII, no Centro da cidade. A ação, que também contempla o ordenamento do tráfego nas vias de acesso a área de convivência, acontece a partir das 6h. Antes de colocar em prática, funcionários da prefeitura comunicaram a mudança à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e realizaram uma panfletagem na local.

Com a iniciativa, os condutores ficam impedidos de deixar o veículo no pátio e junto ao meio-fio que contorna a praça. No lado oposto, ou seja, em frente aos pontos comerciais e residências da via, o estacionamento fica liberado. A medida ocorre na Rua do Sossego, também conhecida por Rua das Portas; e a rua que leva o mesmo nome da praça, no acesso à Junta Militar; além da Travessa Siqueira Campos, que fica em frente à Câmara de Vereadores da cidade.

A ação da prefeitura visa devolver a Praça João XXIII à população da cidade, evitando que o local seja ocupado por automóveis. Após o trabalho educativo, o governo municipal vai realizar uma revitalização na área com a finalidade de oferecer um espaço ainda mais adequado aos transeuntes, trabalhadores da área e moradores.

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO – De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) estacionar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestre; sobre ciclovia ou ciclofaixa; bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público é considerada uma infração grave. A multa é de R$ 127,69. O condutor que desrespeitar a legislação de trânsito ganha cinco (5) pontos na Carteira Nacional de Habilitação, e tem o veículo removido ao depósito da Secretaria de Mobilidade e Transporte do Paulista.