PAULISTA > Notícias > Meio Ambiente realiza operação de fiscalização em área de mangue, no Janga

Meio Ambiente | 27/06/2024

Meio Ambiente realiza operação de fiscalização em área de mangue, no Janga

A ação teve por objetivo a demolição de construções irregulares no local

Analistas ambientais da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) do Paulista, realizaram, nesta quinta-feira (27.06), uma operação de fiscalização em uma área de mangue próximo à Ponte do Janga. O objetivo da ação foi a demolição de construções irregulares em áreas que fazem parte da unidade de conservação.

Quem for pego em flagrante nesse tipo de delito, pode responder criminalmente e conduzido à delegacia de polícia, onde será colocado à disposição da Justiça, para fazer o reparo do dano causado na área desmatada. A depender do tamanho da supressão de vegetação e através do levantamento realizado por parte do órgão de controle da Prefeitura, a multa varia de R$ 50,00 podendo chegar até R$ 50 milhões.

“A prática utilizada por quem comete esse tipo de crime é, primeiro ocuparem a área com alguma atividade, como por exemplo, criação de animal ou um ponto de apoio para outras atividades. Com o passar do tempo, eles constroem edificações mais sólidas como moradias, no que vai acarretar em ligações clandestinas de esgotos que vão direto pro mangue e isso a gente não vai deixar acontecer”, assegurou Sílvio Batista, secretário executivo de Meio Ambiente do Paulista.

A ação contou com o apoio da Diretoria de Controle Urbano (Dcu) da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e agentes ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda, apoiados por agentes da Guarda Municipal e homens do 17.º Batalhão da Polícia Militar.

Quem presenciar esse tipo de crime deve encaminhar as denúncias para o WhatsApp da Diretoria de Controle Urbano (Dcu); através dos números: (81) 99836-9888, ou (81) 99836-9883, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema). Ainda os relatos podem ser enviados pelo endereço de e-mail: dcupaulistape@gmail.com, ou por meio dos canais oficiais da Prefeitura do Paulista, pelo site: www.paulista.pe.gov.br, e endereços de Instagram: @prefeiturapaulistape, @sema_paulista, e @sedurtma. A população também pode ligar para o fone 153, da Guarda Municipal.

FOTOS: Carlos Lima