PAULISTA > Notícias > Comunidade do Tururu, no Janga, recebe mutirão de serviços da Prefeitura do Paulista

Planejamento e Gestão | 07/06/2024

Assistência social, orientações jurídicas e atendimento de saúde são algumas das atividades

A Gestão Municipal do Paulista realizou, nesta sexta-feira (07/06), mais uma edição do Programa Prefeitura nas Comunidades. A ação aconteceu no Campo do Tururu, localizado na Avenida Nossa Senhora Aparecida, no Janga. No local, a população pode contar com atividades nas áreas de saúde, assistência social e jurídica, entre outras. A iniciativa, que conta com o apoio de todos os setores da Prefeitura, é coordenada pela Secretaria de Planejamento e Gestão, sob o comando de Terezinha Mousinho.

Durante o trabalho, os moradores também tiveram acesso à abertura de crédito para pequenos empresários e de cadastro como Microempreendedor Individual (MEI); emissão das carteiras de autista, idoso e de identidade, e abertura do Cadastro Único. “Eu precisava muito tirar a carteira de Autista para meu neto e com essa ação aqui consegui. O melhor é que pude dar um trato também no meu cabelo e na pele. Tudo de graça e pertinho de casa”, comemorou a diarista, Ana Maria da Silva.

Através de parcerias, os moradores também puderam contar com serviço de estética como corte de cabelo, massagem, limpeza de pele, sobrancelha; e atendimento oftalmológico. O senhor Gerson de Souza Leão, há muito tempo queria realizar um exame de vista, mas as condições financeiras não estão muito favoráveis. Na ação, ele conseguiu uma consulta. “Finalmente vou trocar de óculos. Que bom que a prefeitura fez esse trabalho aqui na nossa comunidade. Que venha mais vezes”, disse o aposentado.

Foram feitos, também, encaminhamento para exames de mamografia; citológico; atendimento médico, e vacinação de rotina, Covid-19 e Influenza. O programa  ofereceu ainda: atendimento clínico veterinário e vacinação antirrábica animal.

Pelo Projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), foram oferecidos: expedição gratuita da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito; atendimento da Compesa e Neoenergia, orientações para acordos judiciais; atendimentos para divórcio, dissolução de união estável, regulamentação de visitas, guarda e pensão alimentícia; reconhecimento de paternidade; casamento coletivo e muito mais.

Para as famílias interessadas no exame de DNA, com o objetivo de realizar o reconhecimento de paternidade, é preciso preencher o formulário que está disponível nas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS); nos Conselhos Tutelares da cidade; no Centro de Conciliação e Cidadania; na Câmara de Conciliação da UNINASSAU de Paulista, e no balcão da Justiça Itinerante, que irá estar no dia do programa.

Fotos: Karlos Lima